Proprietários acreditam que Governo vai travar rendas em 2024

Este inquérito foi realizado entre 7 e 15 de agosto pela ALP e revela que "mais de 92% dos senhorios inquiridos acreditam que o Governo vai voltar a impedir que as rendas sejam atualizadas nos termos da lei que, em 2024, será seguramente superior a sete por cento".

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
16/08/2023 13:53 ‧ 16/08/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

arrendamento

Os proprietários dão como garantido que o Governo vai limitar a atualização das rendas em 2024, de acordo com um inquérito realizado pela ALP - Associação Lisbonense de Proprietários e divulgado esta quarta-feira. 

"Entre os proprietários que têm casas arrendadas há quase a certeza de que o Governo vai voltar a limitar os aumentos de rendas administrativamente em 2024", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Este inquérito foi realizado entre 7 e 15 de agosto pela ALP e revela que "mais de 92% dos senhorios inquiridos acreditam que o Governo vai voltar a impedir que as rendas sejam atualizadas nos termos da lei que, em 2024, será seguramente superior a sete por cento".

Cerca de metade dos inquiridos (49,2%) afirmam que, "se o Governo voltar a fazer uma intervenção administrativa no arrendamento, irá fazer uma reflexão sobre a sua continuidade neste mercado".

Já 42,4% afirmam que a sua confiança ficará abalada, mas que 'já estão habituados a este tipo de arbitrariedades'. Cerca de 5% utilizam outras formas de atualização de rendas, como coeficientes percentuais ou aumentos pré-estabelecidos. Menos de 1% dos senhorios que responderam ao inquérito têm contratos de arrendamento de curta duração não renováveis para mitigar este tipo de risco.

"A atualização das rendas para 2024 é mais uma incerteza que paira no arrendamento, entre as muitas, nomeadamente o que vai acontecer ao congelamento de rendas, que desespera desde fevereiro sem notícias da tutela sobre o seu futuro, ou sobre a inconstitucionalidade do malogrado pacote Mais Habitação"afirma Luís Menezes Leitão, presidente da ALP, citado na mesma nota. 

Leia Também: Trabalhadores dos 'call centers' e lojas da EDP concentrados em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas