Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Mais de metade dos portugueses não consegue poupar até ao final do mês

No entanto, "16,4% acreditam que conseguem poupar mais do que a média portuguesa".

Mais de metade dos portugueses não consegue poupar até ao final do mês
Notícias ao Minuto

18:02 - 24/07/23 por Notícias ao Minuto

Economia Imovendo

Quase 54% dos portugueses não consegue poupar ao final do mês, revelou um inquérito da Imovendo. No entanto, "16,4% acreditam que conseguem poupar mais do que a média portuguesa".

O inquérito contou com 1.280 proprietários ou compradores ativos de imóveis, "com o objetivo de compreender o atual panorama financeiro dos portugueses e as implicações no setor imobiliário", e concluiu que "64% dos portugueses reconheceram não ter capacidade para comprar ou recuperar uma casa".

"Os dados do inquérito são uma clara indicação dos desafios financeiros que muitos compradores enfrentam atualmente. É alarmante observar que 64% dos inquiridos não possuem a capacidade de comprar uma casa. É uma área que nos preocupa e o setor tem de estar empenhado em fornecer soluções inovadoras e acessíveis, como temos tentado fazer, a fim de ajudar mais pessoas a alcançarem o sonho da casa própria", destaca Miguel Mascarenhas, cofundador da Imovendo, citado em comunicado.

No total, "três em cada quatro participantes afirmou ainda ser afetado pelo aumento do preço das casas e apenas 10,2% dos inquiridos declararam-se beneficiados por essa tendência". Dos inquiridos, 12,5% revelaram que o aumento dos preços das casas os motiva a vender a sua propriedade.

Em relação às taxas de juro no crédito à habitação, 23,4% dos inquiridos afirmaram estar impedidos de comprar casa devido ao aumento e 54,7% dos portugueses expressam preocupação com o aumento das taxas de juro e o seu impacto no orçamento familiar

Do total, apenas 15,6% dos inquiridos afirmaram que o aumento das taxas de juro não os afeta.

Leia Também: De que preciso para fazer uma simulação de crédito habitação?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório