Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

BCE quer bancos a "acelerar" planos de saída da Rússia

O presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Andrea Enria, instou os bancos da zona euro a acelerarem os planos de saída da Rússia, considerando que o progresso na redução de exposição àquele país tem sido lento, foi hoje divulgado.

BCE quer bancos a "acelerar" planos de saída da Rússia
Notícias ao Minuto

13:12 - 27/06/23 por Lusa

Economia Banco Central Europeu

Numa resposta a deputados do Parlamento Europeu, Andrea Enria recorda que tem expressado "repetidamente e publicamente preocupações sobre o progresso dececionantemente lento feito pelos bancos na redução dos riscos decorrentes de operações que decorrem no mercado russo".

"Mais recentemente, a Supervisão Bancária do BCE [Banco Central Europeu] instou esses bancos a acelerar as suas estratégias de redução e saída, adotando planos claros e reportando regularmente aos seus órgãos de administração e à Supervisão Bancária do BCE sobre a execução desses planos, bem como explicando os atrasos e/ou execução impedimentos", refere.

O responsável da Supervisão do BCE destaca que desde o início da guerra da Rússia na Ucrânia, em fevereiro de 2022, este órgão tem monitorizado de perto a situação e encetou diálogos com "as poucas instituições supervisionadas que têm subsidiárias na Rússia".

"Embora a maioria dessas instituições tenha mantido as subsidiárias bancárias russas, observamos que elas progrediram na redução das suas atividades", refere.

Segundo Enria, as instituições supervisionadas reduziram as exposições em 37% entre o final de 2021 e o final de 2022, acelerando esta redução no quarto trimestre do ano passado (-25%).

"A maioria das instituições também decidiu não aceitar novos negócios na Rússia e está a explorar diferentes estratégias de saída, como a venda de negócios e o encerramento de suas operações no mercado russo", salienta.

A supervisão bancária europeia é composta pelo BCE e pelas autoridades de supervisão nacionais dos países participantes.

Leia Também: Emprego sobe em setores que levam a fraco "crescimento da produtividade"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório