Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Governo suíço assina acordo com UBS para cobrir até 9.200 milhões

O Governo suíço anunciou hoje que assinou um acordo com o banco UBS para cobrir até 9,0 mil milhões de francos suíços (9,2 mil milhões de euros) em prejuízos resultantes da compra do Credit Suisse.

Governo suíço assina acordo com UBS para cobrir até 9.200 milhões
Notícias ao Minuto

12:53 - 09/06/23 por Lusa

Economia UBS

A operação, que foi divulgada em 19 de março, deverá estar concluída na próxima semana com a aquisição total do Credit Suise, refere o banco UBS em comunicado.

Além disso, o acordo prevê garantias "para quaisquer prejuízos decorrentes da liquidação dos ativos do Credit Suisse”, declarou o Governo federal em comunicado.

No entanto, a cobertura dos prejuízos só será acionada se estas se situarem entre 5,0 e 9,0 mil milhões de francos suíços, isto é, entre 5,1 e 9,2 mil milhões de euros.

O UBS indicou esta semana que a aquisição do Credit Suisse estará provavelmente concluída na segunda-feira (12 de junho), e que o Credit Suisse deixará de estar cotado na bolsa de Zurique na mesma semana.

“A prioridade do Governo federal e do UBS é minimizar os prejuízos e os riscos potenciais”, salientou hoje o executivo suíço.

O Credit Suisse, com mais de 160 anos, era o segundo maior banco suíço em volume de receitas, e teve de ser vendido ao banco UBS por pouco mais de 3,0 mil milhões de euros, numa operação de "emergência" com garantias das autoridades suíças para evitar o seu colapso.

O banco suíço sofreu com anos de escândalos de corrupção e má gestão, que o obrigaram a pagar centenas de milhões de euros em multas nos Estados Unidos, na Suíça e noutros países.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório