Agência de controlo de mercados dos EUA processa plataforma Binance

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) processou hoje a Binance, a maior plataforma de criptomoedas do mundo, por violar com as suas operações normas em vigor no país.

Notícia

© Gabby Jones/Bloomberg via Getty Images

Lusa
05/06/2023 18:27 ‧ 05/06/2023 por Lusa

Economia

EUA

Nova Iorque, 05 jun 2023 (Lusa) - A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) processou hoje a Binance, a maior plataforma de criptomoedas do mundo, por violar com as suas operações normas em vigor no país.

A ação, apresentada num tribunal federal de Washington acusa a empresa de gerir de forma irregular fundos dos utilizadores e de mentir a investidores e reguladores, entre outros pontos.

A SEC apresentou um total de 13 acusações contra a Binance e seu fundador, Changpeng Zhao, acusando-os de ignorar abertamente as leis bolsistas norte-americanas e de ganhar milhares de milhões de dólares em troca de colocar em "risco significativo" os ativos dos seus clientes.

De acordo com o documento apresentado no tribunal, a Binance permitiu, nomeadamente, que residentes nos Estados Unidos utilizem a sua plataforma, quando a empresa não está registada junto das autoridades norte-americanas.

"Zhao e as entidades da Binance não só conheciam as normas, como intencionalmente decidiram contorná-las e pôr em risco clientes e investidores, tudo numa tentativa de maximizar os seus próprios lucros", refere em comunicado o presidente do regulador norte-americano, Gary Gensler.

Leia Também: EUA sancionam alvos ligados à Coreia do Norte por ciberataques

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas