Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

CP anuncia nova greve. Começa 2.ª-feira e durará um mês (até 5 de julho)

A CP confirmou que vai arrancar com nova paralisação, que terá início já na próxima segunda-feira, 5 de junho.

CP anuncia nova greve. Começa 2.ª-feira e durará um mês (até 5 de julho)
Notícias ao Minuto

18:28 - 02/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia CP

A CP confirmou, esta sexta-feira, que vai arrancar com uma nova greve - desta vez parcial, convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) - por um período de um mês, a começar já na próxima segunda-feira, dia 5 de junho e que durará até 5 de julho.

Estão previstas perturbações na circulação ferroviária, em todos os serviços, "com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao período da greve", que irá decorrer de 4 de junho até às 23h59 do dia 5 de julho, confirmou a CP - Comboios de Portugal num comunicado publicado no seu 'site'.

Os clientes que tenham bilhetes para viajar em comboios Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional vão poder pedir reembolso total ou trocar gratuitamente para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.

Confira, aqui, a lista de comboios que serão suprimidos durante este período de greve.

Num acórdão publicado pelo Conselho Económico e Social (CES) ficaram fixados serviços mínimos apenas no caso dos "serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e das instalações, bem como os serviços de emergência que, em caso de força maior, reclamem a utilização dos meios disponibilizados pela CP", assim como nos comboios de socorro e na garantia de que "todas as composições que tenham iniciado a sua marcha deverão ser conduzidas ao seu destino e ser devidamente estacionadas em condições de segurança da própria composição e da eventual circulação".

Na reunião para fixação de serviços mínimos, que teve lugar na Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), o representante do sindicato salientou que "se trata de uma greve parcial, não excedendo, em regra, mais de duas horas por dia, pelo que não se justificaria decretar serviços mínimos".

A CP, por seu turno, tinha pedido serviços mínimos de 50% nos comboios regionais e de 75% para os urbanos de Coimbra, o que justificou, segundo o acórdão, como forma de garantir "a comodidade dos passageiros".

O SFRCI cumpriu, na passada quarta-feira uma greve de 24 horas que levou à supressão de centenas de comboios. O sindicato contesta o que diz ser a "falta e equidade na CP" e teme que sejam colocados em causa os postos de trabalho. A operadora já veio garantir que isso não irá acontecer, tendo chegado a acordo com os restantes sindicatos.

No seu aviso hoje publicado, a CP recordou que "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

A troca ou o reembolso podem ser efetuados no 'site' da transportadora "até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, ou nas bilheteiras".

Passado esse prazo e até 10 dias depois do final da greve o cliente pode pedir o reembolso através de um formulário 'online'.

[Notícia atualizada às 19h03]

Leia Também: É dia de greve na CP. Se precisa de andar de comboio, veja estas listas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório