Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Fatura do gás mais pesada a partir de outubro. Para quem? Qual o motivo?

A que se deve este aumento? A quem será aplicado este aumento? Esclareça aqui as dúvidas.

Fatura do gás mais pesada a partir de outubro. Para quem? Qual o motivo?
Notícias ao Minuto

07:53 - 02/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Gás

Os preços do gás no mercado regulado vão subir 1,3% a partir de outubro, anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), dando conta também do desconto de 31,2% sobre as tarifas transitórias para os consumidores com tarifa social.

O regulador salienta que, "contudo, tendo presente a atualização trimestral, ocorrida em janeiro de 2023, os consumidores em mercado regulado irão observar, em outubro de 2023 face aos preços em vigor, um aumento médio de 0,6%".

A que se deve este aumento?

O aumento de preço no mercado regulado "é essencialmente justificado pelo aumento das tarifas de Acesso às Redes no ano gás 2023-2024, devido à diminuição da procura que resulta num incremento dos custos das infraestruturas por unidade de energia entregue", diz a ERSE.

A quem será aplicado este aumento?

De acordo com a ERSE, "estão sujeitos a estas variações os cerca de 431 mil consumidores que permaneciam, no final de abril de 2023, no Comercializador de Último Recurso e que representam cerca de 4,1% do consumo nacional", acrescenta a ERSE.

Vale recordar que o mercado regulado do gás, "ao contrário do que se verifica no mercado liberalizado, a atividade exercida pelos vários comercializadores de gás natural, está totalmente sujeita às regras estabelecidas" pelo regulador.

Ou seja, no mercado regulado, "os Comercializadores de Último Recurso (CUR) apenas podem aplicar aos seus clientes as tarifas e preços fixados integralmente pela ERSE. As regras contratuais são também aprovadas pela ERSE e são iguais para todos os CUR".

Leia Também: Perguntas e respostas sobre a mudança para o mercado regulado de gás

Um exemplo

Assim, e de acordo com a simulação apresentada pela ERSE, um casal sem filhos que esteja no primeiro escalão de consumo pagará 13,69 euros, o que corresponde a um aumento de 15 cêntimos face à fatura de setembro, enquanto um casal com dois filhos no segundo escalão de consumo pagará 25,78 euros, refletindo um agravamento de 10 cêntimos.

Leia Também: Preços do gás vão subir 1,3% a partir de outubro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório