Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Maioria dos membros do BCE apoiou abrandamento da subida das taxas

A maioria dos membros do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), em maio, foi favorável a um abrandamento da subida das taxas de juro, segundo a ata da reunião, hoje publicada.

Maioria dos membros do BCE apoiou abrandamento da subida das taxas
Notícias ao Minuto

13:32 - 01/06/23 por Lusa

Economia BCE

No início de maio, o BCE aumentou o preço do dinheiro em 25 pontos base para 3,75%. Anteriormente, tinha aumentado as taxas de juro em 50 pontos de base, pelo que se verificou um abrandamento do ritmo de subidas.

"A maioria dos membros indicou que podia aceitar a proposta de aumento da taxa de juro em 25 pontos de base", revela a ata.

Mas a comunicação do BCE foi no sentido de deixar claro que são necessárias novas subidas das taxas de juro para fazer descer a inflação para o objetivo de 2% e para evitar que uma subida menor das taxas seja mal interpretada como um sinal de pausa no atual ciclo de subida.

Alguns membros do conselho do BCE expressaram a sua preferência por um aumento da taxa de juro de 50 pontos base devido aos riscos inflacionistas.

Estes membros do BCE consideraram que uma tal medida "demonstraria mais claramente a determinação do conselho do BCE em alcançar a estabilidade dos preços face a uma inflação elevada e mais persistente", refere a ata.

Leia Também: Preço da gasolina em Angola duplica com retirada gradual dos subsídios

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório