Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Boas notícias" na economia. "Há produtos em que os preços vão cair"

Fernando Medina destacou as "boas notícias" provenientes dos indicadores económicos conhecidos esta quarta-feira. Revelou também que há preços que vão ficar mais baixos do que era - e dá o exemplo dos combustíveis.

"Boas notícias" na economia. "Há produtos em que os preços vão cair"
Notícias ao Minuto

12:05 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Fernando Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse esta quarta-feira que os dados económicos mais recentes são "boas notícias" para as famílias e empresas nacionais. Sobre a inflação, Medina confia que a subida dos preços vai continuar a abrandar e revela que há preços que vão ficar mesmo mais baixos. 

"São muito boas notícias para a economia portuguesa, para as famílias, para as empresas, porque mostram que 2023 será mais forte e mais sólido", disse o ministro das Finanças, em declarações à SIC Notícias. 

Fernando Medina destacou a importância das exportações para o crescimento económico nos primeiros três meses do ano. 

"Quero destacar também os dados da inflação que, em maio, caiu 4%. Vem a cair há vários meses e a projeção que temos é de que continue a cair ao longo dos próximos meses. A expectativa é que tenhamos vários meses com a inflação abaixo dos 3%, o que é uma notícia muito importante para as famílias", afirmou o ministro, que também apontou para o "impacto" do IVA zero.  

"O IVA zero ajudou, tal como o INE destacou, sendo uma medida que teve contributo. A descida dos preços da energia também está a ter um impacto na diminuição da inflação", vincou.

"Há produtos em que os preços vão mesmo cair. Os preços vão ser mais baixos do que eram. Já estamos a sentir isso, nomeadamente na área dos combustíveis. Hoje estão objetivamente com preços mais baixos do que estiveram nas fases mais agudas e críticas. Esta descida da inflação é algo que se vai sentindo desta maneira. As pessoas vão passar a notar menos diferenças nos preços em determinados produtos. No sentido geral, estamos a caminhar para uma taxa de inflação muito diferente das que conhecíamos", acrescentou. 

O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 2,5% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e de 1,6% em comparação com o trimestre anterior, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nas 'Contas Nacionais Trimestrais' divulgadas hoje, o instituto estatístico manteve, assim, os valores avançados na estimativa rápida de 28 de abril.

O INE explica que "a procura interna registou um contributo nulo" para a variação homóloga do PIB no primeiro trimestre, após um contributo de 2,3 pontos percentuais no trimestre anterior.

[Notícia atualizada às 12h26]

Leia Também: Taxa de inflação terá abrandado para 4% em maio - e IVA zero ajudou

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório