Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Alexandra Reis já devolveu 266 mil euros à TAP (mas não se revê no valor)

Questionada pelo Notícias ao Minuto, fonte oficial da companhia aérea disse não fazer comentários sobre o tema. 

Alexandra Reis já devolveu 266 mil euros à TAP (mas não se revê no valor)
Notícias ao Minuto

10:38 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Alexandra Reis

A antiga administradora da TAP Alexandra Reis revelou, esta quarta-feira, que já devolveu 266.412,76 euros da polémica indemnização paga pela companhia aérea. Adianta, contudo, que não se revê nem entende o valor que foi apurado pela TAP. Questionada pelo Notícias ao Minuto, fonte oficial da companhia aérea disse não fazer comentários sobre o tema. 

"Informo que hoje, após quase três meses à espera de que a TAP me indicasse o valor a devolver, efetuei a devolução de 266.412,76 euros. Foi este o montante líquido global indicado pela TAP. E, apesar de não me rever nele e de não o entender, uma vez que o mesmo não me foi detalhado, nem fundamentado pela empresa, e de também, como é sabido, discordar do parecer da IGF, por minha livre iniciativa, e tal como deixei claro desde o primeiro momento, efetuei a devolução", escreveu Alexandra Reis, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Na mesma nota, a antiga administradora da TAP prossegue: "Como referi, não quero ter na minha posse um euro sobre o qual possa existir a mínima suspeita. Aceitei sair da TAP de boa-fé, empresa à qual me entreguei com todo o meu compromisso e dedicação na defesa dos seus interesses, num contexto extremamente difícil". 

"Espero deste modo encerrar de uma vez por todas este assunto, de forma a enfrentar os desafios que o futuro me traga sem que haja qualquer dúvida sobre a minha idoneidade e atuação enquanto fui administradora da TAP, companhia à qual desejo o maior sucesso", escreveu ainda Alexandra Reis. 

Em meados deste mês, recorde-se, o Governo disse que a TAP tem obrigação de recuperar o valor da indemnização, de 500.000 euros, pago a Alexandra Reis para sair da TAP antecipadamente, esperando que a empresa o faça "com a maior rapidez".

No início de maio, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) disse que cabia à TAP fazer o cálculo do valor da indemnização a devolver pela ex-administradora Alexandra Reis e que já transmitiu essa informação à empresa.

Alexandra Reis tinha dito à comissão de inquérito que não tinha devolvido a indemnização até àquela altura, porque aguardava a indicação do valor por parte da TAP.

A comissão parlamentar de inquérito foi constituída na sequência das notícias sobre a indemnização de 500.000 euros a Alexandra Reis, para sair da TAP antecipadamente, e que foi negociada ao abrigo do código das sociedades comerciais, e não do estatuto do gestor público.

Ao abrigo daquele estatuto, as indemnizações só podem ser pagas a administradores que estiveram no mínimo 12 meses em funções, que não é o caso.

[Notícia atualizada às 10h54]

Leia Também: Com quanto fica Alexandra Reis da indemnização da TAP? Advogado responde

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório