Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Governo alarga prazo para agricultores confirmarem apoio aos custos

O Governo alargou, até 2 de junho, o prazo para os agricultores confirmarem que pretendem receber um apoio face à subida dos custos de produção associados à agricultura e à pecuária.

Governo alarga prazo para agricultores confirmarem apoio aos custos
Notícias ao Minuto

17:40 - 26/05/23 por Lusa

Economia Agricultura

"Foi prorrogado até dia 2 de junho o prazo para os agricultores confirmarem a intenção de usufruir do apoio decorrente da medida excecional e temporária de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária. Assim, os agricultores terão mais uma semana para aceder à área reservada do portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e formalizar a confirmação de interesse, não sendo necessária qualquer candidatura", anunciou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

Em causa estão os apoios atribuídos no âmbito do Pacto para a Estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares, no montante de aproximadamente 180 milhões de euros.

Deste valor, 140 milhões de euros destinam-se à compensação pelo aumento dos fatores de produção e 39 milhões de euros estão distribuídos entre o apoio para o gasóleo colorido e marcado e a eletricidade verde.

O Governo lembrou ainda que, no que diz respeito à atribuição do apoio extraordinário ao abastecimento de gasóleo colorido, "é importante, entre outros aspetos, o registo na plataforma de minimis".

Este registo é automaticamente garantido pelo IFAP, mas o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes solicitou aos agricultores e produtores que, "com a maior brevidade possível", verifiquem se a informação presente na identificação do beneficiário está completa.

Leia Também: Agricultores algarvios pedem ao Governo para passar dos projetos à ação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório