Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Governo trabalha para reduzir custos de acesso ao mercado de capitais

O ministro das Finanças garantiu hoje que o Governo continuará a trabalhar para promover medidas de redução dos custos de acesso ao mercado de capitais e aprovar em breve a implementação do regulamento para o regime experimental de 'blockchain'.

Governo trabalha para reduzir custos de acesso ao mercado de capitais
Notícias ao Minuto

11:09 - 23/05/23 por Lusa

Economia Medina

Fernando Medina falava na sessão de abertura da conferência anual da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

"O Governo continuará a trabalhar para, em tempo útil, promover outras prioridades, em particular medidas que possam reduzir os custos de acesso ao mercado de capitais pelas empresas, aumentar a liquidez do mercado e de vários instrumentos e tornar mais atrativo o mercado de capitais português para todos os tipos de investimentos, incluindo individuais, criando mais incentivos à poupança de médio prazo", disse.

O ministro das Finanças indicou ainda "a aprovação para breve do regime nacional de implementação do regulamento europeu que estabelece o regime experimental para operação da tecnologia do registo distribuído, mais conhecida por 'blockchain'".

Fernando Medina defendeu que o mercado de capitais, tal como a economia portuguesa, não pode ser olhado isoladamente, já que se insere no contexto europeu, que considera ainda não ter atingido todo o seu potencial.

O governante anunciou ainda que "muito em breve" será feita uma avaliação "da forma como decorre a implementação" do regime do incentivo à capitalização de empresas e da simplificação do regime de reporte de prejuízos fiscais.

Medina voltou ainda a defender uma "maior mobilização de capitais privados", de forma que as empresas se tornem menos dependentes de empréstimos bancários.

Leia Também: Buscas por Maddie McCann envolvem dezenas de agentes na barragem do Arade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório