Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Bruxelas dá 'ok' a apoios à agricultura para "estabilização de preços"

Em causa estão apoios aprovados no âmbito do 'Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares'.

Bruxelas dá 'ok' a apoios à agricultura para "estabilização de preços"
Notícias ao Minuto

13:12 - 05/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Agricultura

A Comissão Europeia (CE) aprovou, esta sexta-feira, o pacote de apoios excecionais à produção agrícola no valor global de 180 milhões de euros, anunciou o Ministério da Agricultura, esta sexta-feira, dando conta que visam a "estabilização de preços". 

"Estes apoios, aprovados no âmbito do 'Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares' e que advêm exclusivamente do Orçamento do Estado, integram 140 milhões de euros para a compensação pelo aumento dos fatores de produção, um novo apoio para o gasóleo colorido e marcado superior a 32 milhões de euros (0,147 cêntimos por litro) e 7 milhões de euros para as despesas com custos com a energia ('eletricidade verde'), cujos pagamentos serão efetuados nas próximas semanas", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Estes apoios, diz a tutela, juntam-se aos mais de 100 milhões de euros atribuídos em 2022 para fazer face ao aumento dos custos de produção, que decorrem da crise inflacionista, e pretendem contribuir para a estabilização dos preços dos produtos alimentares.

"Trabalhámos em estreita articulação com a CE para que rapidamente pudéssemos receber esta aprovação e, com isto, fazer chegar a ajuda aos agricultores. Conseguimos minimizar o prazo e garantir esta aprovação em poucas semanas, quando o tempo previsto seria de seis meses", considera a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, citada no mesmo comunicado. 

Leia Também: Pessoas com deficiência saem à rua no sábado com orgulho e reivindicações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório