Procurar

Atividades não incluídas na carteira de negociação? BdP dá orientações

O Banco de Portugal (BdP) implementou orientações sobre o risco de taxa de juro e 'spread' de crédito das atividades não incluídas na carteira de negociação e iniciou uma consulta pública sobre reporte de informação, foi hoje divulgado.

Atividades não incluídas na carteira de negociação? BdP dá orientações

© Lusa

Lusa
28/04/2023 18:43 ‧ há 2 anos por Lusa

Economia

BdP

Numa nota divulgada hoje, a instituição liderada por Mário Centeno dá conta de que emitiu uma circular na qual comunicou às instituições de crédito supervisionadas as "suas expectativas sobre o cumprimento das orientações da Autoridade Bancária Europeia relativas ao risco de taxa de juro e 'spread' de crédito das atividades não incluídas na carteira de negociação".

Ademais, submeteu a consulta pública, até 13 de junho de 2023, um projeto de aviso destinado a atualizar o reporte de informação para fins de supervisão.

As orientações em causa detalham, segundo o regulador, os critérios para a identificação, gestão e mitigação, pelas instituições, do risco de taxa de juro resultante de atividades não incluídas na carteira de negociação ("IRRBB")" e "os critérios para a avaliação e monitorização do risco de 'spread' de crédito de atividades não incluídas na carteira de negociação ("CSRBB")".

Já a consulta pública destina-se "a atualizar o reporte sobre a exposição ao IRRBB e dos resultados dos testes de 'outlier' do supervisor para o valor económico e para a margem financeira estimada a um ano".

"As alterações propostas decorrem essencialmente da atualização para o novo enquadramento regulamentar, em particular do modo como as instituições reportam as métricas de sensibilidade do valor económico dos capitais próprios e da margem financeira, salvaguardando-se, sempre que possível, o formato e as especificações técnicas atuais", explica.

Em causa está também "a expectativa de implementação, a nível europeu, de um reporte harmonizado relativo ao risco de taxa de juro de atividades não incluídas na carteira de negociação, que está a ser desenvolvido pela Autoridade Bancária Europeia".

Os contributos para a consulta pública devem ser remetidos até 13 de junho de 2023.

Leia Também: Exportações e importações de turismo sobem 31,9% e 18% em março

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10