Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quanto custa agora? "Preço do cabaz alimentar não sobe há quase um mês"

Esta semana, o cabaz alimentar custa 222,78 euros.

Quanto custa agora? "Preço do cabaz alimentar não sobe há quase um mês"
Notícias ao Minuto

09:16 - 28/04/23 por Notícias ao Minuto

Economia cabaz alimentar

Os preços dos alimentos parecem estar a dar tréguas e o cabaz alimentar monitorizado pela DECO Proteste não vê o preço subir há quase um mês, de acordo com dados divulgados pela organização de defesa do consumidor. Esta semana, o cabaz alimentar custa 222,78 euros.

"A última vez que o cabaz de 63 bens alimentares essenciais monitorizado pela DECO Proteste registou um aumento de preço foi a 5 de abril. Desde então, o preço da cesta básica de alimentos tem descido todas as semanas", explica a organização. 

Ora, o cabaz alimentar custa atualmente 222,78 euros, valor que representa uma ligeira descida de 17 cêntimos (menos 0,08%) face aos 222,95 euros da semana passada (19 de abril).

"Depois de ter atingido um valor máximo de 234,84 euros a 15 de março, o preço do cabaz de 63 bens alimentares essenciais monitorizado pela DECO Proteste  tem vindo a estabilizar e regista descidas há quatro semanas consecutivas", pode ler-se.

A DECO Proteste relembra que a isenção de IVA entrou em vigor a 18 de abril e "41 dos 63 alimentos monitorizados pela DECO Proteste são abrangidos pela medida", sendo que "entre 12 e 19 de abril, por exemplo, os produtos que registaram a maior descida percentual de preço foram, na maioria, produtos que estão agora isentos de IVA". 

Leia Também: Alimentos comprados com entrega ao domicílio têm IVA zero? Fisco explica

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório