Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Vendas de smartphones 5G ultrapassam pela primeira vez as de 4G em 2022

As vendas de smartphones 5G "ultrapassaram as vendas de 4G pela primeira vez" em 2022, revela à Lusa Francisco Jerónimo, vice-presidente da IDC na Europa, ano em que o segmento "valeu 934,30 milhões de euros".

Vendas de smartphones 5G ultrapassam pela primeira vez as de 4G em 2022
Notícias ao Minuto

12:00 - 24/04/23 por Lusa

Tech Smartphones

Em 2022, "as vendas de smartphones 5G [quinta geração] ultrapassaram as vendas de 4G pela primeira vez", refere, em entrevista à Lusa, vice-presidente da IDC na Europa para a área de dispositivos móveis.

Aliás, "as vendas de 5G já representam 58% das vendas totais de smartphones", percentagem que "continuará a aumentar nos próximos anos, com as vendas de dispositivos de quinta geração a "representarem 95% das vendas totais em 2027", acrescenta.

Por exemplo, o preço médio das vendas de 'smartphones' 5G (535 euros em 2023) "é quatro vezes maior que dos dispositivos (130 euros em 2023, e assim se manterá nos próximos anos", refere Francisco Jerónimo.

No ano passado, o mercado de telemóveis inteligentes "valeu 934,30 milhões de euros" e "em 2023 estimamos que chegue aos 933,86 milhões de euros", estima o responsável.

Apesar de esperar uma queda nas unidades vendidas, "o preço médio continuará a subir" -- cerca de 2,3% -, "pelo que o valor total do mercado manter-se-á nos 934 milhões de euros".

Questionado sobre as perspetivas de vendas para este ano, refere que a IDC estima "uma queda de 2,3% nas unidades vendidas, ou 381 milhões de euros", devido ao abrandamento da procura por ter terminado o ciclo de substituições e o aumento do custo de vida, embora o preço médio continue a aumentar.

Quanto às marcas que lideram este segmento, o vice-presidente da IDC na Europa diz não estimar uma alteração no 'top 3' do 'ranking'.

"A Samsung continuará a liderar o mercado, a Xiaomi consolidará a sua posição com uma aproximação maior à Samsung e a Apple continuará numa confortável terceira posição e a liderar o segmento de alta gama", afirma o responsável.

Instado sobre se prevê que o 'smartphone' seja substituído por outro tipo de dispositivo no futuro, Francisco Jerónimo diz que "nos próximos cinco anos" tal "não se perspetiva".

"Continuaremos a verificar uma contínua evolução destes dispositivos em termos de 'software' -- continuarão a tornar-se mais inteligentes e a ser o 'comando central' para muitos outros dispositivos nas nossas vidas ('smart home devices', carro, entre outros)", prossegue o responsável.

No que respeita ao 'hardware', "iremos assistir a uma adoção crescente dos 'smartphones' desdobráveis à medida que a oferta aumenta, os preços diminuem e os utilizadores reconhecem o benefício de ter num só dispositivo um telefone e um 'tablet'", antecipa.

Em termos gerais, "estamos a muitos anos de verificarmos que o smartphone é um dispositivo do passado", remata.

Leia Também: Mercado de smartphones cai 3,9% em Portugal em 2022 para 934 milhões

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório