Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

DECO lança carta aberta para travar subida da prestação da casa

Associação propõe um limite à subida dos juros a 3% relativamente ao contrato inicial e diferir o capital dos empréstimos.

DECO lança carta aberta para travar subida da prestação da casa
Notícias ao Minuto

14:23 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia empréstimos

A DECO Proteste anunciou, esta sexta-feira, o lançamento de uma carta aberta ao Governo para travar a subida da prestação do crédito à habitação. Os interessados podem assinar o documento aqui

"Limitar a subida dos juros a 3% relativamente ao contrato inicial e diferir o capital dos empréstimos, que permitirá aos consumidores terem prestações constantes nos seus créditos de habitação própria permanente – é o caminho proposto pela maior organização portuguesa de defesa dos consumidores, que lança hoje uma carta aberta ao Governo", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A associação de defesa do consumidor considera que a "bonificação de juros proposta pelo Governo no pacote Mais Habitação é insuficiente e de difícil obtenção. Senão, vejamos: para aceder à bonificação dos juros é preciso acumular oito critérios bastante apertados e o valor do apoio é inexpressivo no caso das prestações que aumentaram várias centenas de euros".

Leia Também: Bonificação é "insuficiente". DECO propõe travão à subida da prestação

Deste modo, a DECO Proteste interpela "diretamente o Governo e os Grupos Parlamentares, sendo preciso travar a subida das prestações dos créditos à habitação e a contínua asfixia financeira dos portugueses". 

"Para as famílias que acionem o travão da prestação, o benefício é imediato: a medida funcionará como um balão de oxigénio para os portugueses, nomeadamente permitirá que os mesmos possam honrar os compromissos creditícios com a estabilização da prestação mensal num valor fixo e por conseguinte previsível para o futuro", explica a DECO. 

Leia Também: Operacionalização da bonificação dos juros será feita pelos bancos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório