Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

IGF. Comunicações falsas evitadas se CFO sabia acordo com Alexandra Reis

O inspetor-geral de Finanças considerou hoje que, caso o administrador financeiro da TAP tivesse conhecimento da indemnização a Alexandra Reis, ainda que informal, devia ter evitado comunicações ao Estado e ao mercado com informações falsas.

IGF. Comunicações falsas evitadas se CFO sabia acordo com Alexandra Reis
Notícias ao Minuto

20:33 - 29/03/23 por Lusa

Economia TAP

"Eu não consigo precisar se o doutor Gonçalo Pires teve conhecimento ou não da indemnização, eventualmente, poderá ter tido, ele não nos afirmou ter conhecimento dessa indemnização, tanto quanto me recordo", começou por responder à deputada do BE Mariana Mortágua o inspetor-geral de Finanças, António Ferreira dos Santos, que está a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito à TAP.

Quando a deputada insistiu perguntando se, caso houvesse conhecimento, formal ou informal, não deveria o administrador financeiro ter evitado o envio "de um relatório falso" ao acionista e ao mercado, a dar conta de uma renúncia unilateral de Alexandra Reis ao cargo de administradora, na sequência de uma alteração na estrutura societária da companhia aérea, o inspetor-geral disse: "Se ele teve conhecimento, acho que sim, que deveria".

Questionado se Gonçalo Pires tinha a obrigação de comunicar à tutela que tinha havido uma demissão, caso soubesse que tinha sido paga uma indemnização, o inspetor-geral explicou que a questão foi colocada ao responsável financeiro durante a auditoria.

"O que ele nos disse foi que, efetivamente, tratava de assuntos de caráter mais operacional", afirmou António Ferreira dos Santos, acrescentando que, no caso em análise, Gonçalo Pires não entendeu que havia alguma comunicação a fazer.

O inspetor-geral sublinhou ainda, no "convencimento" da IGF, Gonçalo Pires só soube do acordo com a ex-administradora "num momento tardio".

Já questionado pela bloquista se a falta de contratos de gestão feitos com cada administrador a cada três meses de mandato, como obriga a lei, o inspetor-geral confirmou que esses contratos não existem, o que é "de facto, uma irregularidade" por parte da empresa.

O Governo anunciou a exoneração da presidente executiva da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener,a e do presidente do Conselho de Administração, Manuel Beja, em 06 de março, depois de anunciados os resultados de uma auditoria da (IGF), que concluiu que o acordo para a saída de Alexandra Reis é nulo e grande parte da indemnização de perto de meio de milhão de euros terá de ser devolvida.

A polémica começou no final de dezembro, altura em que o Correio da Manhã noticiou que a então secretária de Estado do Tesouro tinha recebido uma indemnização de cerca de 500.000 euros para sair dois anos antes do previsto da administração da empresa.

O processo foi negociado ao abrigo do código das sociedades comerciais, quando a TAP está abrangida pelo estatuto do gestor público.

O caso motivou uma remodelação no Governo, incluindo a saída do ex-ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Leia Também: TAP. CEO "tentou retirar competências" a Alexandra Reis antes da rescisão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório