Marcelo promulga prorrogação do mecanismo ibérico de eletricidade

Presidente da República deu luz verde a diploma que altera o mecanismo em questão, que prevê combater o aumento dos preços no setor energético.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
29/03/2023 21:32 ‧ 29/03/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

MIBEL

O Presidente da República promulgou, esta quarta-feira, o diploma do Governo que altera o mecanismo excecional e temporário de ajuste dos custos de produção de energia elétrica, no âmbito do Mercado Ibérico de Eletricidade.

A informação consta de uma nota oficial publicada na página oficial da Presidência da República na Internet.

Nesta mesma quarta-feira, o Conselho de Ministros aprovou a prorrogação, até ao final de 2023, do regime excecional que fixa um preço de referência para o gás natural na produção de energia transacionada no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL).

"O Conselho de Ministros aprovou hoje, por via eletrónica, o decreto-lei que prorroga até 31 de dezembro de 2023, o regime excecional que estabelece a fixação de um preço de referência para o gás natural consumido na produção de energia elétrica transacionada no MIBEL, com vista à redução dos respetivos preços", avançou, em comunicado.

Para o executivo, é importante proceder a este alargamento, bem como à revisão das regras de cálculo dos custos de produção, tendo em conta a perspetiva de "manutenção do atual cenário geopolítico e económico".

Com isto pretende-se assegurar a compensação dos produtores de energia elétrica a partir do gás natural e garantir a proteção dos consumidores.

Leia Também: Governo vai aprovar em Setúbal resolução para projetos do Arco Ribeirinho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas