Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Preços da energia vão continuar a descer e a puxar inflação para baixo"

Tutela explica que, este ano, o preço da energia "pesa menos na carteira dos portugueses".

"Preços da energia vão continuar a descer e a puxar inflação para baixo"
Notícias ao Minuto

08:02 - 28/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Ministério do Ambiente

O Ministério do Ambiente anunciou, esta terça-feira, que os "preços da energia vão continuar a descer e a puxar a inflação para baixo em abril", sublinhando que este ano os preços deste setor pesam menos na carteira dos portugueses. 

"Este ano, o preço da energia, seja por via dos consumos elétricos ou de gás natural, pesa menos na carteira dos portugueses. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Estatística, a inflação nos produtos energéticos em fevereiro deste ano, face ao período homólogo de 2022, foi de 1,96%, sendo a evolução destes preços um dos catalisadores da redução da inflação. Ou seja, os preços da energia estão a puxar a inflação para baixo", diz a tutela, numa nota enviada às redações. 

O gabinete do ministro Duarte Cordeiro destaca, no mesmo documento, as "várias medidas adotadas pelo Governo [que] explicam que os preços da energia continuem a descer em Portugal", entre as quais o benefício do Mecanismo Ibérico, a mobilização de 4,5 mil milhões de euros para conter os preços da eletricidade em 2023, a aposta nas energias renováveis e entre outras. 

A tutela aponta ainda para a redução do preço no mercado regulado. "A ERSE anunciou que, a partir de abril, as tarifas reguladas de eletricidade baixarão em média 3%. E diversos operadores também já revelaram descidas nos preços da eletricidade e do gás natural entre 15 e 27% a partir de abril", pode ler-se. 

Leia Também: Governo? Marcelo elogia "energia" de Costa e diz por que falou em cansaço

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório