Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Banco central da Turquia mantém taxas de juro em 8,5%

O banco central da Turquia manteve hoje as taxas de juro em 8,5%, considerando que este é o nível adequado, após a descida que tinha sido aprovada no mês passado.

Banco central da Turquia mantém taxas de juro em 8,5%
Notícias ao Minuto

14:19 - 23/03/23 por Lusa

Economia Turquia

O banco emissor tinha baixado as taxas de juro de 9% para 8,5% em fevereiro, após os sismos que abalaram o país deixando cerca de 50.000 mortos e estragos no valor de 100.000 milhões de euros, segundo estimativas do Governo turco.

Esse valor representa cerca de 9% do produto interno bruto (PIB) da Turquia em 2022 e pode baixar o crescimento em 1,4 pontos percentuais, de acordo com os mesmos cálculos.

No entanto, a instituição disse que não espera que os sismos devastadores registados no início de fevereiro tenham um efeito negativo permanente na economia do país.

O banco central reconheceu na sua análise de hoje que a inflação, que em fevereiro chegou a 55,18%, continuará em alta e considerou que é uma situação que se mantém a nível mundial.

A Turquia manteve durante uma boa parte de 2022 uma política de redução das taxas de juro por instruções do Presidente, Recep Tayyip Erdogan, que defende que essa estratégia fomenta o gasto, a produção e o emprego, mas muitos analistas consideram que se trata de uma manobra política tendo em vista as eleições gerais e presidenciais do próximo dia 14 de maio.

Leia Também: Suécia aprova antecipadamente adesão apesar de bloqueio turco-húngaro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório