Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

ISEG vê PIB a crescer entre 1% e 2% no 1º trimestre

A economia portuguesa vai crescer entre 1% e 2% no primeiro trimestre deste ano, sustentada pelas exportações, prevê o ISEG, na síntese de conjuntura mensal divulgada hoje.

ISEG vê PIB a crescer entre 1% e 2% no 1º trimestre
Notícias ao Minuto

11:08 - 22/03/23 por Lusa

Economia PIB

O grupo de economistas da instituição assinala que a previsão está envolta em incerteza, mas projeta um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre 1% e 2% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e em cadeia de 0 a 1%.

Na síntese explicam que é possível "esperar por uma evolução bastante positiva" da procura externa líquida, justificando que em janeiro as exportações nominais de bens cresceram mais do que as importações bem assim como a procura turística externa.

Desta forma, acreditam que será a procura externa líquida a sustentar a maior parte do crescimento no primeiro trimestre.

Por outro lado, a procura interna parece mais incerta, com um aumento nalguns segmentos, como a procura automóvel, enquanto noutros poderá reduzir-se, como na procura alimentar e de serviços no âmbito do consumo privado, e, globalmente, na área do investimento.

Leia Também: CFP revê em baixa défice de 2022 para 0,5% e aponta para 0,6% em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório