Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Wall Street fecha em baixa com investidores alerta antes do fim de semana

A bolsa nova-iorquina acabou hoje em baixa, no final de uma semana de altos e baixos, com os investidores, em alerta, a cederem ao nervosismo e a manifestarem aversão ao risco antes do fim de semana.

Wall Street fecha em baixa com investidores alerta antes do fim de semana
Notícias ao Minuto

23:08 - 17/03/23 por Lusa

Economia mercados

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 1,19%, o tecnológico Nasdaq perdeu 0,74% e o alargado S&P500 recuou 1,10%.

Para Art Hogan, da B. Riley Wealth Management, a sessão foi marcada por uma forte aversão ao risco, "porque não se sabe o que se pode passar durante o fim de semana" na frente dos bancos.

A primeira vítima deste clima, o banco regional norte-americano First Republic, considerado o elo mais fraco da crise bancária, que perdeu 33,00%, depois de ter recuperado cerca de 10%.

O anúncio, feito na quinta-feira, da injeção de 30 mil milhões de dólares em depósitos, por um grupo de 11 dos maiores bancos dos EUA, nos cofres deste estabelecimento californiano apenas garantiu à sua cotação bolsista um apoio de curta duração.

No espaço de uma semana, o First Republic perdeu 80% da sua capitalização bolsista.

Apesar de ter sido o mais maltratado na sexta-feira, o FRC foi acompanhado na tempestade por outros bancos regionais, designadamente por outro californiano, o PacWest (-18,95%), bem como pelo Western Alliance (-15,47%), sedeado em Phoenix (Arizona), ou o texano Comerica (-8,44%).

Apesar de a sua derrapagem ter sido menos espetacular, os gigantes do setor também sofreram recuos nítidos. Membros importantes do Dow Jones, o Goldman Sachs (-3,67%) e o JPMorgan Chase (-3,78) contribuíram para arrastar o índice emblemático de Wall Street.

"A volatilidade que se viu esta semana foi notável", comentou Christopher Low, da FHN Financial. "E quando se vê tal volatilidade, isso leva os algoritmos a vender. Não é assim surpreendente que se vejam as pessoas a retirar peças da mesa antes do fim de semana".

Para agravar o contexto, sexta-feira foi o designado dia das 'quatro bruxas', que respeita à chegada ao fim de vários contratos, no valor de biliões (milhar de milhões) de dólares, de produtos derivados, baseados em índices bolsistas ou ações individuais.

Este prazo costuma agravar a volatilidade em Wall Street na sessão em causa.

Outro indicador da ansiedade dos operadores e do seu apetite por ativos considerados seguros, os preços das obrigações do Tesouro subiram em flecha, o que, em contrapartida, levou à baixa dos rendimentos que proporcionam.

No caso do rendimento dos títulos da dívida federal, o relativo às emissões a 10 anos caíram para 3,43%, dos 3,57% na véspera.

Leia Também: Wall Street segue no 'vermelho' com bancos em queda

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório