Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Já não é energia que alimenta inflação". Há "outras causas" a analisar

António Costa assume que a inflação é um "desafio enorme" e diz que a estratégia do Governo tem sido atacar as "suas causas".

"Já não é energia que alimenta inflação". Há "outras causas" a analisar
Notícias ao Minuto

13:42 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Inflação

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu, esta quarta-feira que a inflação é um grande desafio e que o Governo tem procurado atacar as suas causas, começando desde logo pelos preços da energia. Agora, já não é a energia que está a alimentar a inflação e é preciso analisar as outras causas, defende o primeiro-ministro. 

"A inflação é um desafio enorme. A estratégia que temos tentado adotar tem visado atacar a inflação nas suas causas e a primeira causa deste ciclo inflacionista parecia ser o preço da energia. As medidas que adotamos e a solução ibérica, em particular, permitiu que hoje tenhamos uma inflação ao nível da energia muito inferior à inflação geral", disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, em Lanzarote. 

Costa conclui, por isso, que "já não é o custo da energia que está a alimentar a inflação, são outras causas e é preciso analisá-las e ver causa a causa qual é a melhor forma de lhe dar resposta"

Questionado sobre os receios que enfrenta o sistema bancário, no seguimento da falência de dois bancos norte-americanos, Costa sublinhou a estabilidade do sistema bancário europeu: 

"Sobre o sistema bancário, quero acompanhar o que disse o presidente Sánchez e enfatizar a declaração de ontem dos ministros das Finanças reunidos no Ecofin, onde sublinharam a estabilidade do sistema bancário europeu e as reformas que foram feitas em todo o sistema bancário europeu depois da crise de 2011", disse o primeiro-ministro.

E acrescentou, referindo-se ao Novo Banco: "No caso concreto de Portugal, há poucas semanas a Comissão Europeia encerrou o último procedimento que havia relativamente a um banco que tinha sido objeto de resolução e que agora tem o processo de reestruturação concluído e encontra-se em boas condições". 

[Notícia atualizada às 14h04]

Leia Também: "Forças Armadas estão à altura de desempenhar qualquer missão"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório