Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Na hora de fazer compras online, o que mais influencia os portugueses?

A 'Recomendação de amigos ou familiares' é o fator de influência nas compras online mais valorizado pelos inquiridos.

Na hora de fazer compras online, o que mais influencia os portugueses?
Notícias ao Minuto

15:44 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia compra online

As opiniões de amigos e familiares são o principal fator que influencia a decisão dos portugueses no momento de comprar online, de acordo com o Barómetro E-commerce, da Marktest, divulgado esta terça-feira. 

"Os portugueses que têm o hábito de fazer compras online são mais influenciados nas suas escolhas pelas opiniões de amigos e familiares do que pela publicidade em redes sociais ou por publicações de famosos e influenciadores", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Segundo os dados mais recentes, a 'Recomendação de amigos ou familiares' é o fator de influência nas compras online mais valorizado pelos inquiridos, com um peso médio de 3,7, numa avaliação de 0 a 5. 

"Entre os fatores de influência avaliados neste estudo, apenas mais um fator apresenta um peso médio superior a 3: as 'Informações no site da marca' ocupam o segundo lugar nas variáveis que influenciam a compra online, com uma avaliação de 3,4", pode ler-se. 

Entre as restantes opções do Barómetro E-Commerce, a 'Publicidade em redes sociais' surge apenas na quarta posição, atrás das 'Newsletters/e-mails promocionais', sendo ainda de destacar o facto de os 'Influenciadores Digitais' e a 'Opinião de Famosos' serem os fatores de influência menos valorizados para a compra online, com pesos médios de 2,2 e 1,9, respetivamente. 

"No que respeita aos produtos efetivamente comprados – independentemente dos fatores que influenciaram, ou não, essas escolhas – o vestuário, calçado e moda continuam a ser os mais adquiridos por via digital: 66,7% dos portugueses que compram online dizem comprar este tipo de produtos", pode ler-se. 

Leia Também: Falta de estratégias nacionais penaliza combate à pobreza energética

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório