Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

INE confirma: Taxa de inflação desacelerou para 8,2% em fevereiro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) diminuiu, pela quarta vez consecutiva, para 8,2% em fevereiro, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais à do mês anterior, informou hoje o INE.

INE confirma: Taxa de inflação desacelerou para 8,2% em fevereiro
Notícias ao Minuto

11:01 - 10/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Inflação

"Com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa coincide com o valor da estimativa rápida divulgada a 28 de fevereiro", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de inflação de fevereiro é a mais baixa desde maio de 2022, mês em que se situou nos 8,0%.

Em fevereiro, o indicador de inflação subjacente (IPC excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) acelerou para uma variação homóloga de 7,2%, taxa superior em 0,2 pontos percentuais à registada em janeiro.

A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu, também pelo quarto mês consecutivo, para 1,9% (7,1% no mês precedente).

Pelo contrário, o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma variação de 20,1%, acima dos 18,5% de janeiro e "a taxa mais elevada desde maio de 1990".

Por classes de despesa e face ao mês anterior, o INE destaca os aumentos das taxas de variação homóloga das 'comunicações' e do 'lazer, recreação e cultura', com variações de 3,6% e 4,1% respetivamente (-1,0% e 2,7% no mês anterior).

Em sentido oposto, as variações dos preços das classes dos 'transportes' e da 'habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis', diminuíram para, respetivamente, 2,6% e 6,9% (4,7% e 8,1% no mês anterior).

Em fevereiro, nas classes com maiores contribuições positivas para a variação homóloga do IPC, o INE destaca a dos 'bens alimentares e bebidas não alcoólicas', com uma variação de 21,5% (20,6% no mês precedente), o valor mais elevado desde maio de 1985.

As únicas classes com contribuição negativa foram as do 'vestuário e calçado' e da 'saúde'.

Comparando com o mês precedente, é de evidenciar o aumento das contribuições para a variação homóloga do IPC dos 'bens alimentares e bebidas não alcoólicas' e das 'comunicações'. Em sentido contrário, destaca-se a redução da contribuição da classe dos 'transportes'.

Segundo o INE, em fevereiro a variação mensal do IPC foi de 0,3% (-0,8% no mês anterior e 0,4% em fevereiro de 2022), sendo que, excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, a variação mensal do IPC foi 0,3% (-0,3% no mês anterior e 0,2% em fevereiro de 2022).

No que se refere à variação média dos últimos 12 meses do IPC, foi de 8,6% (8,2% em janeiro).

Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), apresentou uma variação homóloga de 8,6% em fevereiro, valor idêntico ao do mês anterior e superior em 0,1 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do euro (em janeiro, a variação do IHPC português tinha sido idêntica à da área do euro).

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 8,0% em fevereiro (7,8% em janeiro), superior à taxa correspondente para a área do euro (estimada em 7,4%).

Em fevereiro, o IHPC registou uma variação mensal de 0,4% (-0,8% no mês anterior e 0,5% em fevereiro de 2022) e uma variação média dos últimos 12 meses de 8,9% (8,5% no mês precedente).

[Notícia atualizada às 11h40]

Leia Também: "Não é inflação, é especulação". Redes sociais não perdoam 'supers'

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório