Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fisco alerta para "fraude". "Se recebeu este e-mail não carregue no link"

Este é o segundo alerta da AT em cerca de uma semana. Não se deixe enganar.

Fisco alerta para "fraude". "Se recebeu este e-mail não carregue no link"
Notícias ao Minuto

07:46 - 10/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

A Autoridade Tributária (AT) voltou a avisar os contribuintes, no final de quinta-feira, para um e-mail falso que está a circular e que usa o nome do Fisco para tentar enganar os utilizadores. Se recebeu uma destas mensagens, ignore. 

"Se recebeu este e-mail não carregue no link. É fraude", diz a AT, numa publicação partilhada na rede social Facebook. O Fisco recomenda ainda a "leitura do folheto informativo", ao qual pode aceder aqui

"Por vezes, são enviadas ao contribuinte mensagens fraudulentas em nome da AT com o objetivo de o convencer a descarregar software malicioso. Podem tratar-se de mensagens de correio eletrónico (phishing) ou SMS (smishing)", pode ler-se no documento. 

Contudo, "estas janelas são falsas e devem ser ignoradas, pois têm o objetivo de convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação no portal ou outro tipo de dados pessoais. Em caso algum deverá ser fornecida essa informação", recomenda o Fisco. 

Este é o segundo alerta da AT em cerca de uma semana e acontece numa altura em que está a decorrer a campanha de entrega do IRS. Os contribuintes já validaram as faturas, podem agora fazer a consignação do IRS e entregar a declaração propriamente dita do imposto a partir de abril. 

Leia Também: Cabaz alimentar volta a atingir "preço recorde". O que é que mais subiu?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório