Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Preços: Costa Silva anuncia "grande operação" da ASAE em todo o país

"Vamos ser inflexíveis para com todas as situações anómalas que possam ocorrer", garantiu o ministro da Economia.

Preços: Costa Silva anuncia "grande operação" da ASAE em todo o país

O ministro da Economia, António Costa Silva, anunciou esta quinta-feira que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai intensificar a ação de fiscalização perante o aumento dos preços dos alimentos que se tem verificado nas últimas semanas. 

"A ASAE vai lançar uma grande operação em todos os pontos do país, com 38 brigadas", anunciou o ministro da Economia, em conferência de imprensa, no Ministério da Economia, em Lisboa, transmitida pela SIC Notícias. "Vamos ser inflexíveis para com todas as situações anómalas que possam ocorrer", garantiu.

O governante adiantou que a ASAE vai, deste modo, "intensificar e reforçar a fiscalização em todo o território nacional para perceber o que se passa ao nível dos preços". 

Supermercados? Governo avalia "todas as opções, inclusive as mais musculadas"

O ministro da Economia e do Mar afirmou não ser muito favorável à imposição de preços ao mercado, notando que o ideal seria a autorregulação, e vincou estar a equacionar medidas "musculadas".

"Estamos a equacionar todas as opções, inclusive as mais musculadas, mas queremos tomar essas medidas na posse de toda a informação recebida", assegurou António Costa Silva, em conferência de imprensa, em Lisboa.

O governante vincou "não ser muito favorável" à imposição de preços aos mercados, notando que, muitas vezes, o efeito não é o desejado.

Estas medidas surgem depois de o INE ter divulgado que a taxa de inflação referente aos produtos alimentares não transformados terá acelerado para 20,1% (18,5% em janeiro).

O ministro adiantou ainda que, desde o segundo semestre do ano passado, a ASAE realizou mais de 960 ações de fiscalização e hoje vai iniciar uma nova operação, em todo o país, com as suas 38 brigadas.

No dia 1 de março, 38 brigadas envolvendo 80 inspetores da ASAE estiveram no terreno a fiscalizar os preços dos bens alimentares nos hiper e supermercados, face ao aumento de 21,1% do cabaz básico no último ano, mais do dobro da inflação.

Conforme detalhou, na altura, o Executivo, estiveram no terreno 10 brigadas da ASAE no Norte do país, 12 brigadas no Sul e 16 brigadas na região Centro.

[Notícia atualizada às 11h22]

Leia Também: Bolsas europeias em baixa, em sessão de transição à espera dos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório