Dos alertas no PRR ao apoio para a renda: Os cinco números da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
25/02/2023 08:05 ‧ 25/02/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

história da semana

Esta semana assinalou-se um ano de guerra na Ucrânia e vários são os números que marcam estes últimos 12 meses. Por cá, foi divulgado o relatório de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), numa altura em que os preços dos alimentos continuam a preocupar. 

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

A Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA-PRR) identificou 15 investimentos em estado preocupante ou critico, devido a fatores como atrasos nas candidaturas ou metas demasiado ambiciosas.

Em 2022, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 19,1 mil milhões de euros, para 793,8 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal (BdP), na quinta-feira. 

Os preços das frutas e dos legumes aumentaram mais de 30% no espaço de um ano, sendo que comprar agora exatamente os mesmos produtos custa mais 7,21 euros do que em 2022, antes da guerra, de acordo com uma monitorização de preços da DECO Proteste. 

O valor aplicado em Certificados de Aforro atingiu em janeiro 22.534 milhões de euros, o valor mais alto desde 1998, aumentando 10 mil milhões de euros face ao período homólogo, segundo dados divulgados pelo BdP.

No âmbito do pacote de medidas para a habitação, o Governo vai disponibilizar um subsídio de renda, no valor máximo de 200 euros, para apoiar as famílias que estão a gastar com habitação mais de 35% do rendimento. Afinal, que famílias podem receber este apoio? Veja aqui

Leia Também: PRR: Beneficiários receberam 1.505 milhões até 22 de fevereiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas