Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Revolução" e "repressão". O pacote para a habitação na imprensa mundial

Foram vários os meios de comunicação internacionais que dedicaram atenções ao pacote de medidas para combater a crise da habitação em Portugal. Veja aqui alguns exemplos.

"Revolução" e "repressão". O pacote para a habitação na imprensa mundial
Notícias ao Minuto

20:38 - 17/02/23 por Ema Gil Pires

Economia Habitação

O novo pacote de medidas criado pelo Governo para combater a crise da habitação em Portugal tem sido alvo de discussão na imprensa nacional, mas não só. Foram vários os meios de comunicação internacionais que dedicaram atenções ao anúncio feito, na quinta-feira, por António Costa sobre o tema.

Começando pela Reuters, a agência escreve que "Portugal acaba com os 'vistos gold'" - um esquema que caracteriza como sendo "controverso" - "e reduz alugueres de Airbnb para fazer face à crise habitacional". Em causa estão medidas que surgem, elabora o mesmo meio de comunicação social, numa altura em que as "rendas e os preços das casas dispararam em Portugal", apesar de se encontrar "entre os países mais pobres da Europa Ocidental".

Semelhante é, também, o título em destaque numa das grandes referências da informação económica e financeira, a Bloomberg, que dá conta de que "Portugal vai acabar com o programa dos 'vistos gold' após o aumento nos preços das casas". Refere ainda que a medida surge numa altura em que o Governo de António Costa tenta "resolver o problema da falta de habitação a preços acessíveis numa das economias mais pobres da Europa Ocidental".

Também o Financial Times ofereceu o seu destaque ao tema, reportando que "Portugal junta-se à repressão aos 'vistos gold' para os ricos” - seguindo-se, assim, à Irlanda a tomar uma iniciativa dessa natureza.

A Forbes salienta que "Portugal acaba com o programa de 'vistos gold', depois da Irlanda e antes de Espanha". O órgão de informação reporta, a este propósito, que a "controvérsia em Espanha" em torno deste tema tem também "vindo a crescer", tendo inclusive sido "apresentada ao Congresso uma proposta de lei que prevê a cessação da atribuição de 'vistos gold' através da compra de propriedade".

O assunto foi, igualmente, abordado pela revista Fortune, que escreve que "Portugal acaba com o seu programa de 'vistos gold'" para "combater a especulação imobiliária", numa altura em que os "políticos culpam-no por fazer subir os preços da habitação".

Em França, a RFI destacou, de modo semelhante, que o "Governo aboliu os 'vistos gold' para enfrentar a crise habitacional", acabando os mesmos por desaparecer "após dez anos de existência" em que foram interpretados como meio para tornar "Portugal financeiramente atrativo para o investimento estrangeiro". Isto depois de, também, terem sido dados como culpados pela "especulação imobiliária e, até, pela corrupção".

Também a imprensa espanhola dedicou algum espaço a este novo pacote de medidas de combate à crise habitacional. "Portugal revoluciona a sua política de habitação", numa altura em que os "baixos salários tornam a missão de lidar com o aumento dos preços das casas" algo "impossível", reporta o El País.

De recordar que o Governo português apresentou, na quinta-feira, as medidas aprovadas no âmbito da sua resposta às questões da habitação. As mesmas serão ainda discutidas, publicamente, durante o período de um mês, prevendo-se a sua ratificação formal no Conselho de Ministros agendado para 16 de março. 

Entre as medidas apresentadas, destaca-se a isenção de pagamento de mais-valias na venda de imóveis ao Estado ou às autarquias, o fim de novos licenciamentos de Alojamento Local e a avaliação destas licenças em 2030 (bem como a cada cinco anos a partir daí), o travão na emissão de novos 'vistos gold' e a limitação do crescimento de novas rendas no futuro.

Leia Também: Habitação? "Medidas correspondem a uma necessidade dos portugueses"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório