Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Fisco dá mais tempo aos contribuintes e prolonga prazos. Veja a lista

Autoridade Tributária divulgou uma lista com os vários prazos que foram prolongados até ao dia 27 de fevereiro. Fique a par.

Fisco dá mais tempo aos contribuintes e prolonga prazos. Veja a lista
Notícias ao Minuto

08:01 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Governo

O Governo anunciou, na quinta-feira, o alargamento até ao dia 27 de fevereiro para os contribuintes comunicarem ao Fisco o agregado familiar, sendo também este o prazo para informar os contratos de arrendamento de longa duração.

Numa publicação na rede social Facebook, a Autoridade Tributária (AT) divulgou uma lista com os vários prazos que foram prolongados até ao dia 27 de fevereiro. Até essa data pode, por isso, comunicar: 

  • O agregado familiar;
  • A frequência de estabelecimento de ensino de dependente com rendimentos;
  • A afetação de despesas de imóveis à atividade do SP;
  • Os contratos de arrendamento de longa duração;
  • As despesas de educação dos estudantes deslocados que frequentem estabelecimentos de ensino situados em território do Interior ou região autónoma.

O Ministério das Finanças explicou, em comunicado, que a data-limite para os contribuintes comunicarem as alterações do agregado familiar ocorridas em 2022 tinha terminado na quarta-feira, dia 15 de fevereiro, tendo os contribuintes agora mais 12 dias para o fazer.

O Governo indica que a decisão é justificada, por um lado, "tendo em conta os constrangimentos informáticos pontuais que se verificaram no Portal das Finanças" e, por outro," a criação de condições para que os contribuintes possam comunicar adequadamente aquelas informações, permitindo-lhes também fazer uma correta e atempada liquidação do IRS".

Recorda-se que a campanha de entrega de IRS em 2023, relativa aos rendimentos auferidos em 2022, decorre entre 1 de abril e 30 de junho para todas as categorias de rendimentos.

Leia Também: Independência financeira é objetivo prioritário para 80% das mulheres

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório