Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Manifestação em Lisboa? "Não expressa o que foi participação de milhares"

A dirigente sindical Isabel Camarinha referiu que houve milhares de pessoas que aderiram aos protestos, e que não só em Lisboa, onde os protestos terminaram em frente ao Parlamento, foram intensos.

Manifestação em Lisboa? "Não expressa o que foi participação de milhares"
Notícias ao Minuto

17:59 - 09/02/23 por Teresa Banha com Lusa

Economia CGTP

A secretária-Geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) disse, esta quinta-feira, que as manifestações que aconteceram foram a forma de os trabalhadores expressarem o seu descontetamento.

"Os trabalhadores quiseram, em conjunto, dar voz à sua indignação, descontentamento e exigência de resposta e soluções para problemas que estão a atravessar", Referiu a dirigente sindical, em declarações à CNN Portugal no final dos protestos, junto à Assembleia da República, em Lisboa.

Em jeito de balanço, a dirigente sindical referiu que houve a adesão de milhares de trabalhadores, que lutam , entre outras exigências, pelas 35h semanais de trabalho. 

"Esta manifestação em Lisboa foi uma das duas dezenas que realizámos em todo o país, mas não expressa aquilo que foi a participação de muitos milhares de trabalhadores neste dia de indignação, protesto e luta pelo aumento dos salários, contra o aumento do custo de vida e pelo controlo dos preços", explicou. A manifestação em Lisboa começou na Praça de Luís de Camões, e terminou frente ao Parlamento.

Camarinha explicou ainda que em muitos locais houve paralisações à frente de empresas, assim como à porta de ministérios. "Um conjunto muito vasto de instituições e de empresas e que depois teve estas praças da indignação em que todos convergiram", 'praças' estas que se estavam planeadas em todas as capitais de distrito, segundo apontou.

As manifestações realizaram-se num dia convocado pela CGTP como 'Dia de Indignação, Protesto e Luta'. Quando convocou este dia, a dirigente foi questionado sobre se estes protestos serão uma antecâmara para uma greve geral, respondendo que, para já, o foco estava neste dia, havendo o objetivo de que seja "um grande dia de luta".

"Depois do dia 9 faremos balanço, o ponto de situação e depois a luta vai ter de continuar e veremos de que forma é que vamos prosseguir essa luta", precisou.

Leia Também: Presidente da República considera "um bom sinal" mobilização da CGTP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório