Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PRR. Projeto de 450 mil euros quer descarbonizar setor metalúrgico

Um projeto de 452 mil euros dinamizado pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) e pelo centro tecnológico do setor vai criar um roteiro para a descarbonização e capacitação daquela indústria, foi hoje anunciado.

PRR. Projeto de 450 mil euros quer descarbonizar setor metalúrgico
Notícias ao Minuto

13:22 - 08/02/23 por Lusa

Economia PRR

Designado 'CarbonFree_Guide4Metal', o projeto foi já aprovado no âmbito da Componente 11 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) -- 'Descarbonização da Indústria integrada na Dimensão Transição Climática' e visa "acelerar a mudança de paradigma na utilização dos recursos" naquela indústria, "contribuindo para a transição definitiva para uma economia neutra em carbono".

A Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) é a empresa líder do projeto e o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM) é a entidade copromotora, tendo-se associado nesta iniciativa para "reafirmarem a sua missão e posição junto da indústria do setor, apoiando, acompanhando, capacitando e preparando a mesma para os novos desafios associados à transição climática e digital, determinantes para o seu posicionamento competitivo, nacional e internacional".

Segundo explicam em comunicado, o projeto 'CarbonFree_Guide4Metal' "tem como principal objetivo a criação de um 'roteiro de descarbonização e capacitação da indústria do setor Metal Portugal', com especial enfoque na indústria que se dedica ao fabrico de produtos metálicos, máquinas e equipamentos".

"Com um investimento global superior a 452 mil euros, valor que será várias vezes multiplicado pelos investimentos individuais a realizar pelas empresas com o apoio do CATIM, o projeto será realizado no período de dois anos e vai permitir que o Metal Portugal conquiste um lugar pioneiro e consolidado no que à descarbonização diz respeito", salientam.

O objetivo é "manter e potenciar a competitividade do setor a nível global".

Neste sentido, o projeto vai promover um conjunto de medidas e ações complementares, que vão desde a "identificação de trajetórias custo-eficazes de reduções de emissões" e "identificação e promoção de soluções tecnológicas como processos tecnológicos de baixo carbono" à "introdução de novas matérias-primas e de combustíveis derivados de resíduos e de biomassa".

Também privilegiada vai ser a "adoção de medidas de economia circular competitiva e resiliente", a "substituição e adoção de equipamentos e processos para novas tecnologias sustentáveis" e a "adoção de sistemas de monitorização e gestão de consumos, promovendo sempre mais e melhor investigação e inovação em áreas que potenciem a concretização do objetivo da neutralidade carbónica".

"A sustentabilidade energética é um pilar que está presente nas estratégias das empresas do Metal Portugal e, por isso, o setor vai contar a partir de agora com um roteiro setorial para a neutralidade carbónica, constituindo um apoio central rumo a uma transição coesa e criando importantes sinergias entre empresas e 'players' centrais com competências técnicas orientadas para a valorização da atividade industrial", enfatiza a AIMMAP.

De acordo com a associação, a descarbonização e todos os demais padrões de sustentabilidade "são hoje uma condição de acesso essencial nos mercados mais desenvolvidos", mercados esses que "são o mercado natural para empresas com elevado valor acrescentado e incorporação tecnológica como é o caso das empresas do Metal Portugal".

O papel desempenhado pelo CATIM neste projeto é considerado "crucial" pela AIMMAP, que sublinha como este centro tecnológico "tem um papel imprescindível na modernização do tecido empresarial do setor em áreas centrais ligadas à qualificação e inovação, visando ganhos de eficiência e níveis de competitividade e de internacionalização acrescidos para as empresas".

"É um verdadeiro catalisador de transferência de tecnologia e conhecimento para o tecido empresarial e motor de aproximação aos paradigmas emergentes", destaca.

No que concerne às temáticas associadas à transição climática e digital, a associação nota que "o CATIM reúne um conjunto diversificado de competências técnicas, tecnológicas e de gestão que, aliadas ao seu papel de interface entre o sistema de inovação e a comunidade empresarial, se revelam cruciais para aconselhar, sensibilizar, capacitar e incentivar a indústria para a adoção de métodos de produção mais sustentáveis".

"É com este enquadramento promissor que o CATIM, ao abrigo do projeto 'CarbonFree_Guide4Metal', vai desenvolver projetos específicos com as empresas, implementando e disseminando da melhor forma um conjunto de boas práticas fundamentais para que o setor atinja transversalmente as metas da neutralidade carbónica", acrescenta.

Leia Também: PSD acusa Governo de "fazer campanha" com PRR "enganar municípios"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório