Poupar na fatura da luz? Simulações no site da ERSE disparam 118%
A ERSE "aconselha que cada consumidor utilize um comparador de ofertas comerciais pelo menos uma vez por ano".

© Shutterstock

Economia Energia
Numa altura em que os preços da energia registavam uma tendência de alta, no ano passado, o número de simulações no site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para encontrar uma oferta mais barata disparou 118% face a 2021, segundo dados divulgados esta terça-feira.
"Os simuladores e as ferramentas informativas da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos foram visitados, em 2022, por cerca de 720 mil consumidores, tendo registado 3,2 milhões de utilizações. Face a 2021, o número de utilizações aumentou 118%, enquanto que o número de utilizadores registou um acréscimo de 384%", pode ler-se num comunicado do regulador.
De acordo com a ERSE, o simulador de preços de energia, "que compara todas as ofertas comerciais disponíveis para os consumidores de eletricidade (Baixa Tensão Normal) e de gás natural (Baixa Pressão com consumos anuais até 10 000 m3), em Portugal continental, continua a ser a ferramenta mais utilizada pelos consumidores".
Consumidores têm direito a mudar de comercializador
A ERSE lembra que os "consumidores devem manter-se informados sobre a eventual existência de ofertas comerciais mais vantajosas", acrescentando que o "simulador de preços de energia reúne atualmente a informação de mais de 670 tarifários do mercado liberalizado, de um total de 24 comercializadores na eletricidade e de 13 comercializadores no gás natural".
"Por exemplo, para um consumidor de eletricidade com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1 900 kWh, a oferta de preço mais baixo resulta numa fatura mensal de 34,34 euros, enquanto a oferta mais cara pode implicar um custo acrescido de mais de 18 euros ao mês", pode ler-se.
Deste modo, a ERSE "aconselha que cada consumidor utilize um comparador de ofertas comerciais pelo menos uma vez por ano".
"Dado o calendário de aprovação das tarifas da ERSE, recomendam-se os meses de janeiro (eletricidade) e de outubro (gás natural), como os meses de referência para utilizar o simulador de preços de energia da ERSE. Recorda-se que os consumidores têm o direito a mudar de comercializador, não havendo quaisquer encargos associados nem qualquer número máximo de mudanças estabelecido", conclui a ERSE.
Leia Também: Preço médio semanal da ERSE desce 3% para gasolina e 5% para gasóleo
Comentários
Regras de conduta dos comentários