Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Semana de 4 dias? Empresa portuguesa testou e estes são os resultados

Modelo de trabalho resultou num aumento do bem-estar entre os funcionários, sem quebra de produtividade.

Semana de 4 dias? Empresa portuguesa testou e estes são os resultados
Notícias ao Minuto

09:30 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Semana de 4 dias

A semana de quatro dias de trabalho aumentou o bem-estar entre os colaboradores e não resultou uma quebra de produtividade. Esta é a conclusão da 360imprimir.pt, empresa portuguesa que testou este modelo de trabalho nos últimos três meses. 

De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a semana de quatro dias de trabalho na 360imprimir.pt contou com uma adesão de 98% entre os 200 colaboradores da empresa. 

Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir.pt, explica, citado na mesma nota, que os "primeiros resultados vêm confirmar as nossas expetativas quando apostámos neste modelo pioneiro, sem quebras acima do esperado no output gerado, com impactos positivos na satisfação e retenção das nossas pessoas e uma maior capacidade de atrair talento externo". 

Após ter testado este modelo de trabalho, ao longo do último trimestre, a empresa publicou as conclusões de um estudo sobre este regime, tendo sido analisados temas como produtividade, satisfação, saúde e bem-estar, atração e retenção de talento.

Relativamente à satisfação, 83% dos colaboradores mencionaram que passam mais tempo com família e amigos devido à semana de trabalho de quatro dias, enquanto 93% dos colaboradores imagina-se a trabalhar na empresa daqui a um ano e 90% a recomendar a 360imprimir.pt como lugar para trabalhar.

"Mais: 88% das chefias estão satisfeitas com o desempenho das suas equipas no novo modelo de trabalho", conclui o mesmo estudo.   

No âmbito da saúde e bem-estar, a empresa destaca a "diminuição do stress, fadiga e ansiedade, em 4%". 

A 360imprimir.pt explica que o "primeiro trimestre revela uma quebra de 6,4% no volume de trabalho gerado, resultado positivo quando comparado com a redução prevista para o número de horas trabalhadas". 

Já a produtividade teve um ligeiro aumento (+0,6%), mas a taxa de absentismo não diminuiu, contrariamente às expectativas iniciais do modelo. Na atração de talento, verificou-se um aumento de 297% nas candidaturas face ao trimestre anterior, antes da implementação do modelo. 

Quanto à retenção de talento, uma das apostas da empresa ao adotar a semana de trabalho de quatro dias, verificou-se uma redução de 36% de taxa de saída em comparação ao período homólogo. 

"Quanto a mudar para o regime anterior, um em cada três trabalhadores indica ser necessário um aumento igual ou superior a 50% para voltar à semana de cinco dias de trabalho e 75% dos colaboradores teriam que ter um aumento salarial de pelo menos 30% para considerar voltar a um modelo de cinco dias", conclui o mesmo estudo. 

O CEO da 360imprimir.pt garante que a empresa vai continuar a "analisar os dados trimestralmente, por forma a monitorizar a sua evolução e perceber que ajustes teremos que fazer para melhorar".

"Queremos também mostrar os prós e contras deste modelo, para que outras empresas percebam os impactos do mesmo e que avaliem qual o melhor modelo para as suas organizações", acrescenta. 

Leia Também: Há "90 empresas" interessadas na semana de quatro dias de trabalho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório