Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Wall Street recebe mal notícias sobre criação de emprego e atividade económica

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores desiludidos com resultados empresariais e surpreendidos com uma criação de emprego nos EUA acima do esperado, o que lhes cria receios de novas subidas da taxa de juro.

Wall Street recebe mal notícias sobre criação de emprego e atividade económica
Notícias ao Minuto

23:26 - 03/02/23 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average baixou 0,38%, o tecnológico Nasdaq perdeu 1,59% o alargado S&P500 cedeu 1,04%.

A praça de Wall Street ficou sobressaltada com a divulgação do relatório mensal sobre o emprego nos EUA, que atingiu os 517 mil em janeiro, quase o triplo dos 187 mil projetados pelos economistas.

A taxa de desemprego recuou mesmo para 3,4%, o seu nível mais baixo desde 1969.

"Os operadores receiam que o percurso da Fed [Reserva Federal (Fed), o banco central dos EUA] para a estabilidade dos preços leve mais tempo do que antecipavam, mesmo até mais do que a própria Fed antecipava", comentou Quincy Krosby, da LPL Financial.

O relatório sobre o emprego foi seguido por outro indicador, o índice ISM sobre a atividade nos serviços, que revelou uma subida em janeiro, para 55,2%, depois de 49,2% em dezembro.

Os dois dados macroeconómicos de hoje "oferecem à Fed a flexibilidade necessária para continuar a subia a taxa de juro", estimou em nota analítica, Daniel Vernazza, da UniCredit.

Os operadores esperam agora duas subidas da taxa de juro de referência da Fed em 25 pontos-base nas reuniões do comité de política monetária do banco central (FOMC, na sigla em Inglês), previstas para março e maio, quando até agora o esperado era apenas uma subida da taxa de juro.

A perspetiva de uma subida da taxa mais acentuada faz pairar uma ameaça de uma forte desaceleração da economia, o que é desfavorável às ações.

Leia Também: Wall Street cai após dados do emprego e resultados das tecnológicas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório