Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Moody's desce 'rating' da Nigéria para Caa1

A agência de notação financeira Moody's desceu o 'rating' da maior economia da África subsaariana, a Nigéria, afirmando que o aumento da dívida pública e a queda da receita pública são os principais fatores para esta ação.

Moody's desce 'rating' da Nigéria para Caa1
Notícias ao Minuto

16:16 - 30/01/23 por Lusa

Economia Moody's

"O perfil de crédito reflete os desafios cada vez maiores do serviço da dívida, e pequena base de receita e o enquadramento institucional e de governação muito fracos são um problema de há muito", escrevem os analistas na nota que acompanha a decisão de descer a opinião sobre a qualidade do crédito soberano de B3 para Caa1, abaixo da recomendação de investimento, ou 'lixo', como é geralmente designado.

Na nota, a agência de rating também se refere ao risco de um "ciclo vicioso negativo" entre os requisitos crescentes para fazer face à dívida e as cada vez maiores taxas de juro, o que potencialmente poderá obrigar a uma escolha entre pagar a dívida ou financiar importantes despesas sociais.

"Apesar de um novo Governo poder revigorar o ímpeto reformista na Nigéria, nas eleições de 25 de fevereiro e assim apoiar a consolidação orçamental, a implementação será provavelmente lenta e marcada por limitações sociais e institucionais", acrescenta a Moody's.

No texto, os analistas dizem ainda que o Governo tem sido incapaz de garantir financiamento externo e sublinham o significativo défice orçamental para 2023, concluindo que o declínio na produção petrolífera e na fuga de capitais vai também gradualmente deteriorar a reputação externa do país.

Leia Também: Moody's. Perspetiva de crédito para a zona euro é negativa em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório