Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Governo está disposto a pagar 6,5 milhões por áudio, vídeo e luz da JMJ

Anúncio foi lançado pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros e revela que o Governo está disposto a pagar até 6,5 milhões de euros pelos serviços de áudio, vídeo e iluminação para a Jornada Mundial da Juventude. 

Governo está disposto a pagar 6,5 milhões por áudio, vídeo e luz da JMJ
Notícias ao Minuto

08:52 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia JMJ

O altar-palco de valor superior a quatro milhões de euros fez estalar a polémica nos últimos dias, em torno dos investimentos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e sabe-se também que o Governo está disposto a pagar até 6,5 milhões de euros pelos serviços de áudio, vídeo e iluminação para o evento

Esta informação consta de um anúncio publicado no Portal Base, por parte da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, para "serviços de fornecimento, montagem e operacionalização de sistemas de áudio e vídeo, iluminação ambiente, e respetivo abastecimento de energia, para o parque tejo/trancão, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023", pode ler-se. 

O anúncio em causa tem o valor base de 6.500.000 euros, um montante superior ao altar-palco que tem gerado polémica nos últimos dias. 

As entidades responsáveis pela organização da JMJ já publicaram duas dezenas de contratos, no valor de 13,6 milhões de euros, para a concretização do evento, segundo o Portal Base da Contratação Pública.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), presidida pelo social-democrata Carlos Moedas, foi a entidade que até agora estabeleceu mais contratos (17), no valor de 13,6 milhões de euros, de acordo com os dados disponíveis no Portal Base da Contratação Pública.

A empreitada para a construção do altar-palco no Parque Tejo Trancão, no valor de 4,2 milhões de euros (valor sem IVA), e que tem suscitado várias dúvidas e críticas, nomeadamente do Presidente da República, é, para já, o encargo mais avultado da responsabilidade da Câmara de Lisboa. A obra foi adjudicada à empresa Mota-Engil.

Do lado do Governo, até ao momento, encontra-se publicada a adjudicação de um contrato referente à aquisição de serviços para a elaboração do plano de mobilidade e transportes para a JMJ.

Qual é o investimento total? 

Até agora, o investimento total conhecido para a realização da Jornada Mundial da Juventude é de 81,5 milhões de euros, a cargo do Governo (36,5 milhões), da Câmara de Lisboa (35 milhões) e da Câmara de Loures (10 milhões).

O orçamento da igreja para a JMJ ainda não está fechado, mas será divulgado nos próximos dias, tendo já um valor provisório superior a 80 milhões de euros, adiantou  o bispo coordenador do evento, na quinta-feira.

"80 milhões de euros é o valor que conseguimos ver no orçamento de 2023 nas nossas responsabilidades", disse Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e coordenador geral do Comité Organizador Local (COL) em conferência de imprensa ao fim da tarde na sede da Fundação, em Lisboa.

Leia Também: JMJ. Associação acusa autarquia de não respeitar principio da laicidade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório