Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Sindicatos dizem que Parvalorem "insiste em congelar salários"

A Parvalorem está a recusar "negociar a atualização das componentes remuneratórias previstas no ACT [acordo coletivo de trabalho]", "contrariando um despacho do Ministério das Finanças", denunciaram hoje os sindicatos bancários Mais, SBC e SBN.

Sindicatos dizem que Parvalorem "insiste em congelar salários"
Notícias ao Minuto

12:35 - 24/01/23 por Lusa

Economia Parvalorem

"Desde a publicação do ACT da Parvalorem em 2021 (convenção que abrange igualmente a IMOFUNDOS), em todas as reuniões ocorridas com estes sindicatos para atualização da tabela e cláusulas de expressão pecuniária a administração tem reiterado a intenção de não efetuar qualquer aumento, alegando a situação de empresa em reestruturação e a necessidade de estabilização da estrutura interna", referem os três sindicatos num comunicado conjunto.

Os sindicatos Mais, Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) e Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN) dizem ter insistido na "necessidade de melhorar as condições remuneratórias, no mínimo pela mesma percentagem em que o tinha sido a função pública para 2022", mas que a administração tem recusado as propostas apresentadas.

Assim, consideram que a empresa pública revela "uma postura incompreensivelmente intransigente".

Remetendo para o despacho do Ministério das Finanças que insta as administrações das empresas públicas a procederem a aumentos de 5,1% da massa salarial, os três sindicatos dizem que solicitaram uma reunião com a tutela.

"A Parvalorem não pode agora escudar-se na ausência de autorização superior e desrespeitar o princípio legal da negociação coletiva, que o próprio despacho recomenda. Nada justifica, pois, a posição da empresa em recusar negociar a atualização das componentes remuneratórias previstas no ACT", reiteram.

Leia Também: Aprígio Santos julgado em Coimbra por abuso fiscal quando liderava Naval

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório