Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Greve desconvocada. Tripulantes dão 'ok' à proposta da TAP

Greve agendada para os dias entre 25 e 31 de janeiro foi desconvocada.

Greve desconvocada. Tripulantes dão 'ok' à proposta da TAP
Notícias ao Minuto

16:14 - 23/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

Os associados do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aprovaram, esta segunda-feira, em assembleia geral a proposta apresentada pela TAP, o que significa que a greve já não vai avançar.

A notícia, sublinhe-se, foi avançada pelo jornal ECO, dando conta que o 'ok' à proposta da TAP desconvoca a greve agendada para os dias entre 25 e 31 de janeiro.

Segundo a agência Lusa, a proposta apresentada pela TAP foi aprovada com 654 votos a favor, 301 votos contra e 20 abstenções.

Após a decisão, o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) revelou que "houve cedências de ambas as partes" - do lado dos trabalhadores e da TAP -, depois de os associados da organização sindical terem validado a proposta da companhia aérea, o que levou ao levantamento da greve. 

a TAP reconheceu que o cancelamento da greve dos tripulantes de cabine assegura "os interesses de todos os envolvidos" e permite que a companhia "cumpra todas as expectativas" criadas aos passageiros para a operação.

Recorde-se, que no domingo, a companhia aérea considerou que houve um "avanço construtivo" nas negociações com o SNPVAC, que falou em melhorias, mas remeteu pormenores para a assembleia geral desta segunda-feira, que começou às 11h30. 

Os tripulantes, reunidos em assembleia-geral na quinta-feira, rejeitaram, pela segunda vez, uma proposta da TAP, que ia ao encontro de 12 das 14 reivindicações do SNPVAC, na tentativa de evitar uma nova greve.

A TAP anunciou na quinta-feira que a greve dos tripulantes levará ao cancelamento de 1.316 voos e gerará um impacto direto de 48 milhões de euros. A empresa tem estado em negociações com os sindicatos, para novos acordos de empresa, enquanto está a ser alvo de um plano de reestruturação que implica cortes salariais.

Este sindicato realizou uma greve de tripulantes da TAP nos dias 8 e 9 de dezembro, que levou a companhia aérea a cancelar previamente 360 voos e teve um impacto estimado total de oito milhões de euros.

Na terça-feira passada, a presidente executiva da companhia aérea disse, numa mensagem aos colaboradores a que a Lusa teve acesso, que a TAP ia investir 48 milhões de euros em remunerações aos trabalhadores, "para alívio dos cortes salariais", tendo registado, no ano passado, uma "das maiores receitas da sua história".

[Notícia atualizada às 16h21]

Leia Também: Há ou não greve? SNPVAC volta a reunir-se para analisar (nova) proposta

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório