Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

SITESE e AHETA chegam a acordo para aumentos salariais no Algarve

O Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) anunciou hoje que chegou a acordo com a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) para aumentos salariais em média superiores a 14% para este ano.

SITESE e AHETA chegam a acordo para aumentos salariais no Algarve
Notícias ao Minuto

19:00 - 16/01/23 por Lusa

Economia Hotelaria

"O SITESE e a AHETA chegaram a acordo nas tabelas salariais para 2023, para um aumento médio superior a 14%", indicou o sindicato num comunicado enviado à agência Lusa.

Para além da reposição do poder de compra, o documento, adianta a estrutura sindical, "constitui um ponto de viragem na abordagem que a associação empresarial vinha a fazer relativamente aos salários, vindo ao encontro do há muito preconizado pelo SITESE".

Os baixos salários praticados ao longo dos anos no setor hoteleiro estiveram na origem da "fuga de trabalhadores para outros setores com condições de trabalho mais favoráveis", salienta o sindicato.

"A crise de falta de mão-de-obra tornou absolutamente necessária a evolução significativa dos salários com o objetivo de tornar este setor mais apelativo aos trabalhadores e assim contribuir para a sua captação e retenção", aponta.

Assim, a estrutura sindical defende que o caminho agora iniciado entre as duas entidades "deverá ter continuidade nos anos vindouros, no sentido de dotar o Algarve de mão-de-obra em quantidade e qualidade".

Depois do acordo para aumentos salariais para este ano, o sindicato aponta como passo seguinte, a "negociação de um novo clausulado que seja mais um motivo de fixação dos trabalhadores no setor e na região do Algarve.

Leia Também: Revogação da taxa turística nos Açores é "decisão importantíssima"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório