Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

CCDR-Norte receia "fase de destruição de postos de trabalho"

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) alertou para o número de desempregados na região há menos de um ano, receando "uma fase de destruição de postos de trabalho", segundo um relatório hoje consultado pela Lusa.

CCDR-Norte receia "fase de destruição de postos de trabalho"
Notícias ao Minuto

21:54 - 11/01/23 por Lusa

Economia Emprego

"A proporção de desempregados há menos de um ano aumentou significativamente para 60,3%", um número que "deverá ser lido com preocupação, porque pode significar o início de uma fase de destruição de postos de trabalho", pode ler-se no relatório Norte Conjuntura referente ao terceiro trimestre de 2022.

Segundo o documento, "o número de desempregados há menos de cinco meses do Norte -- designado de curtíssimo prazo -- aumentou, em termos homólogos, 26,1% no terceiro trimestre de 2022".

Já "a proporção de desempregados há um ou mais anos diminuiu para 39,7% do total" no terceiro trimestre de 2022, -17,4 pontos percentuais face ao trimestre anterior.

No total, a taxa de desemprego no Norte aumentou 0,3 pontos percentuais, para 5,8%, no terceiro trimestre de 2022, segundo o relatório da CCDR-Norte, um número que representa "menos 0,4 p.p. em relação ao período homólogo de 2021".

Os números estão em linha com a taxa de desemprego nacional, também de 5,8%, mas em todo o país "diminuiu em 0,4 p.p." relativamente ao mesmo período de 2021.

Por grupos etários, as taxas de desemprego foram distintas e nos "indivíduos dos 35 aos 44 anos, o valor diminuiu para 4,7% e na faixa etária dos 55 os 64 anos baixou para 5,2%".

"Nos indivíduos entre os 16 e os 24 anos, a taxa de desemprego aumentou para 17,3% no terceiro trimestre de 2022 e nos indivíduos entre os 25 e os 34 cresceu para 7,2%", refere o documento.

O relatório da entidade presidida por António Cunha aponta ainda que "a taxa de desemprego dos indivíduos com o ensino superior do Norte aumentou em 1,3 p.p. para 4,7%", e na população com o ensino secundário e pós-secundário "diminuiu para 7,1% (-0,1 p.p. em relação ao trimestre anterior)".

Já nos indivíduos com a escolaridade até ao terceiro ciclo do ensino básico "diminuiu para 5,7% (-0,2 p.p. face ao trimestre anterior)".

Relativamente ao emprego, alguns indicadores "apresentaram um ligeiro agravamento no 3.º trimestre de 2022, invertendo a tendência de crescimento observada ao longo dos últimos trimestres".

"No entanto, apesar da nova conjuntura internacional, ainda é prematuro estar a antecipar uma alteração significativa na capacidade da economia do Norte em criar emprego", aponta o relatório Norte Conjuntura.

Segundo o documento, "a população empregada do Norte diminuiu 0,6% face ao 3.º trimestre de 2021, o que significou a destruição líquida de 10.400 postos de trabalho", algo que contrasta com os números nacionais, em que "a população empregada cresceu 1,0%, em termos homólogos", um aumento de 51 mil empregos.

Leia Também: Portugal em quinto lugar na lista de licenciados desempregados da UE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório