Meteorologia

  • 04 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 30º

Endividamento da economia cai para 793,7 mil milhões de euros

Trata-se de uma redução de 5,0 mil milhões de euros, segundo o Banco de Portugal.

Endividamento da economia cai para 793,7 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

11:00 - 21/12/22 por Notícias ao Minuto

Economia Dívida

O endividamento do setor não financeiro da economia - administrações públicas, empresas e particulares - diminuiu 5,0 mil milhões de euros, para 793,7 mil milhões de euros até outubro, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

"Deste total, 440,6 mil milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 353,1 mil milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas)", explica o supervisor da banca, em comunicado

O endividamento do setor público decresceu 4,9 mil milhões de euros, com destaque para a diminuição do endividamento junto do setor financeiro (4,1 mil milhões de euros) e do exterior (2,5 mil milhões de euros).

"Em contrapartida, o endividamento do setor público perante as administrações públicas e os particulares aumentou, respetivamente, 1,0 mil milhões de euros e 0,7 mil milhões de euros", pode ler-se. 

Já o endividamento do setor privado reduziu-se 0,1 mil milhões de euros. "Esta evolução resultou, principalmente, da diminuição do endividamento das empresas privadas, de 0,2 mil milhões de euros", explica o BdP.

O endividamento das empresas privadas diminuiu perante o setor financeiro (1,3 mil milhões de euros), mas aumentou junto do exterior (1,1 mil milhões de euros). O endividamento dos particulares cresceu 0,1 mil milhões de euros, essencialmente junto do setor financeiro.

Leia Também: Natal? Cozinhar em casa será 11% mais caro do que em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório