Euribor a subir? Quatro pontos a analisar para reduzir a prestação

As taxas Euribor subiram, na sexta-feira, a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira, nos dois prazos mais curtos para novos máximos desde o início de 2009.

Prédio habitação Ribeira Porto

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
10/12/2022 08:38 ‧ 10/12/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

empréstimos

Com a subida das Euribor, que na sexta-feira atingiram novos máximos, muitos vêm-se confrontados com a subida das prestações mensais que pagam pelos créditos à habitação. Afinal, o que é possível fazer para reduzir a prestação a pagar ao banco?

"Na realidade, existem algumas formas de reduzir a mensalidade da sua casa. Mas para tal, precisa de renegociar o seu contrato de crédito ou até de transferir o seu crédito habitação para outra entidade", explica o Doutor Finanças

De acordo com a empresa especializada em finanças pessoais, deve ponderar os seguintes aspetos: 

1. Ao rever o meu spread posso reduzir a minha prestação de crédito?

"Sim. O seu spread tem um forte impacto no valor da sua prestação mensal e no custo final do seu crédito habitação. Caso não esteja a par, o spread é a margem de lucro que os bancos têm em cada financiamento. E este é estipulado no início do contrato, de acordo com o valor do empréstimo, das garantias que dá, o rácio de LTV, o risco da concessão do empréstimo, perfil do cliente e até da subscrição de produtos adicionais."

2. Avalie se tem o indexante mais adequado às suas necessidades

"Em Portugal, o indexante mais comum no crédito habitação é a taxa Euribor que, juntamente com o spread, define o valor da sua TAN (Taxa Anual Nominal). Ou seja, nestes casos, vigora o regime de juros de uma taxa variável, que faz a prestação mensal de crédito ser revista de acordo com a maturidade da taxa Euribor. Em termos de maturidade, os prazos mais comuns são o da taxa Euribor a 3, 6 e 12 meses."

3. Pondere prologar o prazo do crédito

"Em situações de aperto financeiro, prolongar o prazo do seu crédito habitação pode ser bastante útil, pois irá reduzir a sua prestação mensal. No entanto, tenha sempre em conta que, no final do contrato, o seu crédito ficará mais caro, pois o valor dos juros irá aumentar significativamente."

4. Se amortizar o capital em dívida posso reduzir a minha prestação de crédito?

"Sim, pode. Esta é uma ótima solução para quem neste momento tem o seu dinheiro parado no banco. Afinal, a amortização do crédito habitação permite reduzir o valor da sua prestação ou a maturidade do contrato. E ambas as soluções reduzem o valor do capital em dívida e os juros totais do empréstimo."

Leia Também: Raio-X à fatura do supermercado: Pescada (já) encareceu 83% este ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas