AdC acusa Affidea, Lifefocus e Lifeplus de "participação em cartel"

Em causa estão concursos públicos para prestação de serviços de telerradiologia a hospitais e centros hospitalares no território nacional.

Documentos, pastas, confidencial, tribunal, processos

© iStock

Notícias ao Minuto
30/11/2022 14:27 ‧ 30/11/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

AdC

A Autoridade da Concorrência (AdC) revelou, esta quarta-feira, que acusou o Grupo Affidea, o Grupo Lifefocus e a GS24 (que comercialmente utiliza a designação 'Grupo Lifeplus') de "participação em cartel" em concursos públicos para prestação de serviços de telerradiologia a hospitais e centros hospitalares no território nacional.

"Os contactos estabelecidos permitiram às empresas envolvidas no cartel repartir entre si o mercado nacional da prestação de serviços de telerradiologia na sequência de procedimentos de contratação pública", pode ler-se no comunicado da AdC. 

Em causa está uma investigação que começou em setembro de 2021, sendo que nessa altura foram realizadas "operações de busca e apreensão, com vista a obter prova dos comportamentos em causa". 

"Da investigação da AdC resultou que o Grupo Affidea, o Grupo Lifefocus e a GS24 - juntamente com outras duas empresas, que foram já objeto de uma decisão final sancionatória, por terem aderido a procedimento de transação – implementaram um acordo e/ou prática concertada, nos termos dos quais definiam conjuntamente quais as empresas que, em procedimentos de contratação pública para a prestação de serviços de telerradiologia, iriam apresentar as propostas vencedoras", conclui a AdC.

É ainda revelado que as "empresas acusadas pela AdC implementaram, em conjunto, estratégias tendentes a um aumento generalizado dos preços no mercado em apreço". 

Leia Também: Espanha reitera atuação legal em Melilla e nega mortes no seu território

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas