Foi publicado, esta segunda-feira, em Diário da República, o despacho do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que atribui ao economista Vítor Constâncio o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.
"É concedido ao Dr. Vítor Manuel Ribeiro Constâncio, de nacionalidade portuguesa, o grau de Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique", pode ler-se no diploma.
O anúncio da condecoração tinha sido anunciado por Marcelo, em outubro, que na altura referiu que "já há muito tempo que está pendente" a condecoração hoje atribuída, porque "exerceu um cargo que é um cargo basilar nas instituições europeias", de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE).
O Presidente da República referiu que "já há muito tempo que está pendente" a condecoração hoje atribuída, porque "exerceu um cargo que é um cargo basilar nas instituições europeias", de vice-presidente do BCE.
"Como braço direito do presidente Draghi inspirou, iluminou e influenciou, com a sua visão de economista, a intervenção do BCE num período crucial da nossa vida coletiva, e essa homenagem estava por fazer", considerou.
Leia Também: Chefe de Estado condecora economistas Manuela Morgado e Vítor Constâncio