Petróleo. Iraque espera preço médio do barril entre 85 e 95 dólares

O Iraque espera um preço médio do barril de petróleo em 2023 entre 85 e 95 dólares, indicou hoje Saduon Mohsen, representante iraquiano na Opep+, em declarações publicadas hoje pela agência noticiosa estatal INA.

Notícia

© Reuters

Lusa
27/11/2022 09:56 ‧ 27/11/2022 por Lusa

Economia

Iraque

Mohsen disse estar "otimista" e "confiante" de que a próxima reunião da OPEP+, onde se decidirá se se vai aumentar ou reduzir a produção, terá em conta a situação no mercado.

"Uma futura decisão de manter a redução atual, adicionar uma nova redução ou aumentar as quantidades produzidas levará em conta a situação do mercado e visará criar um equilíbrio", declarou.

Mohsen realçou que, no ano em curso, o preço médio do barril se situou nos 97 dólares, "o que é um bom valor", e lembrou que, segundo estimativas dos especialistas, o montante irá variar entre os 85 e os 95 dólares (entre 81,62 e os 91,22 euros)

Em outubro passado, a OPEP+, que integra os 23 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e 10 aliados externos, decidiu reduzir a produção em dois milhões de barris diários, apesar das pressões dos consumidores em sentido contrário para obrigar a baixar os preços.

A Arábia Saudita, que lidera o órgão, e outros produtores, como os Emirados Árabes Unidos e o próprio Iraque, defenderam aquela decisão sob o pretexto de que era preciso "estabilizar e equilibrar" o mercado.

"A próxima reunião da OPEP+, de 03 a 04 de dezembro, vai estudar a situação atual e tomar decisões equilibradas", garantiu Mohsen, que também é vice-presidente da SOMO, empresa estatal iraquiana responsável pelas operações de exportação.

Mohsen insistiu que a decisão de reduzir a produção em dois milhões de barris por dia desempenhou "um papel importante na estabilização do mercado global" e que a diminuição abrangeu todos os países em taxas diferentes e de acordo com a quantidade da produção.

O responsável iraquiano lembrou que a produção total da OPEP+ é de 43 milhões de barris/dia, em que o Iraque detém uma quota de 11%.

Segundo dados da SOMO, o Iraque, que possui uma das cinco maiores reservas mundiais de petróleo, exportou cerca de 2.991 milhões de barris/dia até maio, tendo o valor aumentado nos meses seguintes até aos 3.300 milhões de barris/dia em setembro.

Leia Também: EUA pedem desescalada das hostilidades no norte da Síria e Iraque

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas