TAP vai cancelar 360 voos nos dias da greve. Decisão terá "grande custo"

Em cauda está a greve convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação para os dias 8 e 9 de dezembro. A TAP diz que a decisão terá "um grande custo" para a companhia aérea nacional, mas é a "decisão certa para proteger" os passageiros.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
23/11/2022 15:25 ‧ 23/11/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

TAP

A TAP informou, esta quarta-feira, que recebeu o aviso de greve do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação (SNPVAC) para os dias 8 e 9 de dezembro e anunciou que vai cancelar os 360 voos programados para esses dias, de modo a acabar com a incerteza para os clientes. A companhia aérea adiantou ainda que a greve terá um impacto de cerca de oito milhões de euros de receitas perdidas.

"Para evitar que os Clientes com voos reservados para estas datas sejam ainda mais afetados pela incerteza sobre se o seu voo, devido à greve, terá ou não lugar, a TAP decidiu cancelar 360 voos programados para os dois dias da greve. Esta decisão terá um grande custo para a TAP, mas é a decisão certa para proteger os nossos passageiros", refere a companhia aérea em comunicado enviado às redações.

A empresa diz que "esta decisão terá um grande custo para a TAP, mas é a decisão certa para proteger os nossos passageiros".

A decisão do SNPVAC de avançar para a greve, considera a TAP, confirma o "cenário mais difícil e a total inflexibilidade do Sindicato da Tripulação da Cabine para negociar uma solução que não prejudique os clientes, a Companhia e os Portugueses".

"O processo de cancelamento de voos e de informação aos passageiros já começou. A TAP contactará todos os passageiros afetados por estes cancelamentos, propondo voos alternativos, em datas diferentes, ou outras soluções que sejam aceites pelo Cliente. Com esta ação, a partir de hoje, e até 8 e 9 de dezembro, todas as equipas da TAP estão a trabalhar arduamente para encontrar as melhores soluções e minimizar todos os inconvenientes causados", segundo a informação disponibilizada.

Os tripulantes da TAP vão avançar com uma greve nos dias 8 e 9 de dezembro, convocada pelo SNPVAC, apontando como motivos o "descontentamento, revolta e mal-estar" entre os trabalhadores.

A TAP e os sindicatos encontram-se em negociações para a revisão do Acordo de Empresa (AE), no âmbito do plano de reestruturação. A TAP propõe cortes nos salários e flexibilização de horários, entre outras medidas.

Descontentes, os tripulantes da TAP, em assembleia geral de emergência do SNPVAC, em 3 de novembro, decidiram avançar com uma greve nos dias 08 e 09 de dezembro, bem como "recusar liminarmente a proposta de novo acordo de empresa (AE)" apresentada pela companhia aérea, que consideram "absolutamente inaceitável e manifestamente redutora".

[Notícia atualizada às 15h45]

Leia Também: Greve. O que fazer (e como agir) se o seu voo atrasar ou for cancelado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas