CT da Autoeuropa quer cancelar greve mas sindicatos mantêm pré-aviso

    Palmela, Setúbal, 15 nov 2022 (Lusa) -- A administração da Autoeuropa está disponível para voltar ao diálogo e a Comissão de Trabalhadores (CT) quer cancelar as paralisações marcadas para dias 17 e 18 de novembro, mas há dois sindicatos que vão manter o pré-aviso de greve.

Covid-19: Vendas de automóveis baixam 76,3% em abril na UE

© Lusa

Lusa
15/11/2022 12:57 ‧ 15/11/2022 por Lusa

Economia

Autoeuropa

Segundo revelou, esta terça-feira, à agência Lusa o coordenador da CT da Autoeuropa, Rogério Nogueira, aquele órgão representativo dos trabalhadores entende que deve cancelar a greve e marcar presença na reunião já marcada para o próximo dia 25 de novembro.

Rogério Nogueira explicou que a posição da CT da Autoeuropa resulta da mensagem enviada a todos os trabalhadores na passada segunda-feira, em que a direção da fábrica informa que está na disposição de voltar a reunir-se com a Comissão de Trabalhadores no decorrer do atual mês de novembro.

   A direção da fábrica refere também que "o objetivo é encontrar soluções para medidas salariais e ir ao encontro das necessidades dos trabalhadores colmatando as dificuldades económicas, atualmente sentidas pelas famílias da Volkswagen Autoeuropa".  

  De acordo com a empresa, "as medidas adicionais resultantes do empenho conjunto da Volkswagen Autoeuropa e da CT, deverão ser consideradas como aditamento ao acordo laboral vigente".

  A empresa garante ainda que continua empenhada em "assegurar a estabilidade dos empregos através de um diálogo construtivo".

  Apesar da Comissão de Trabalhadores já ter assumido que pretende cancelar a greve, o SITE-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, e o STASA, Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel, prometem manter o pré-aviso de greve para as próximas quinta e sexta-feira.

Em comunicado hoje divulgado, o SITE-Sul considera que não lhe resta alternativa que não seja a manutenção da greve e apela aos trabalhadores para que "mantenham a firmeza e não embarquem em mensagens ilusórias".

Também em comunicado, o STASA diz que se exigem "aumentos salariais que revertam a perda do poder de compra, não declarações de intenções" da administração da fábrica da Volkswagen.

  

Leia Também: INE. Transporte aéreo com quebra de 57,4% em 2021 face a 2019

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas