Inflação em França sobe para 6,2% em outubro

A inflação em França aumentou em outubro 6,2% em termos homólogos, contra os 5,6% no mês anterior, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística e Estudos Económicos (Insee).

estabilidade de preços, inflação

© Shutterstock

Lusa
15/11/2022 11:40 ‧ 15/11/2022 por Lusa

Economia

França

O aumento dos preços no consumidor em França, em termos homólogos, deveu-se à aceleração dos preços dos alimentos (+12%, contra a subida de 9,9% no mês anterior), e ao aumento dos preços energia (+19,1%, depois de +17,9%), bem como à subida dos preços dos bens manufaturados (+4,2% em outubro, contra +3,6% em setembro).

Os preços dos serviços, por sua vez, desaceleraram ligeiramente em outubro para 3,1%, em termos homólogos, contra 3,2% no mês anterior, segundo refere o Insee em comunicado.

A inflação subjacente, que exclui a energia e produtos agrícolas transformados, aumentou em termos homólogos para 5% em outubro, contra a subida de 4,5% em setembro.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), por sua vez, registou um aumento mensal de 1,2% em outubro, face à queda de 0,5% no mês anterior, enquanto em termos homólogos registou um acréscimo de 7,1% em outubro, contra uma subida de 6,2% no mês de setembro.

Leia Também: Taxa de desemprego em França quase estável nos 7,3% no 3.º trimestre

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas